A Reserva

Encravada entre a província portuguesa de Trás-os-Montes e a província espanhola de Zamora [Castilla y León], a região da Braganzónia [Braganza+Amazónia] é considerada, como sempre foi pelo Poder [monárquico ou republicano] de Lisboa, uma autêntica Reserva de Índios, reconhecida por qualquer viajante esclarecido como das mais atrasadas da Europa.

Atrasada, abandonada, desprezada, quase renegada e indesejada!

E não poucas vezes espoliada do pouco que já lhe resta para além da genica, do orgulho e da dignidade dos que nela vão sendo ignorados!

Para os Senhores do Poder, a Braganzónia foi sempre um empecilho que apenas dá despesa, poucos impostos e quase nenhuns votos!

Que os interessou apenas enquanto foi preciso recrutar mancebos fortalhudos, habituados à fome e à porrada, para mandar às guerras de África!

A reserva abrange actualmente 106 tribos, agrupadas em 49 zonas de caça dispersas por uma área de 1.173 quilómetros quadrados.

Eram 34.752 os índios que ocupavam esta vasta área em 2001 [trinta por quilómetro quadrado].

Algumas dessas tribos, as da metade Norte da reserva, desde a fronteira espanhola até aos velhos trilhos que ligam Braganza [a tribo maior] à zona Leste de Vinhais [reserva irmã da Braganzónia] e à zona Oeste de Alcañices [reserva espanhola pouco menos desprezada por Madrid], foram há uns anos atrás, sem para tal serem ouvidas e contra-vontade, integradas no Parque Natural de Montesinho.

Transformando-lhes o quotidiano num verdadeiro inferno porque, entre outras coisas, lhes não é sequer permitido cortar livremente a lenha de que são donos para manter o fogo que lhes aquece o corpo durante o Inverno. Que na Braganzónia é rigoroso, faz doer as unhas e gelar os rios!

Agora, cada índio tem que [muito respeitosamente] solicitar aos Senhores do Parque o especial favor de uma autorização para cortar meia dúzia de paus que mal chegam para os gatos tirarem o frio do lombo!

Melhor fora que o tal Poder os abandonasse de vez à sua sorte para livremente poderem decidir o futuro!

12 agosto, 2007

O Descapotável


O recente desaparecimento de Antonioni, mais do que qualquer outra coisa, trouxe-me à memória a influência que 'Blow-Up' teve na minha adolescência.


Andaria eu pelos quinze anos quando o filme passou em Portugal, e os objectivos da minha vida eram então coisa para pouca preocupação.


Com ele comecei a apurar o gosto musical e o sentido estético, e a gostar de Jazz e Fotografia, de Nikon e Hasselblad, de Herbie Hancock e Jimmy Smith, e do fantástico som do Hammond B-3. E claro, de Rolls-Royce descapotáveis.


E os objectivos começaram a definir-se rapidamente. Hoje, passados estes anos e com grande pena minha, há um que não consegui ainda concretizar. O descapotável...

8 comentários:

Anônimo disse...

David Hemmings, o fotógrafo de um filme-bomba da nossa adolescência, com várias cenas cortadas, é bom referi-lo, porque hoje há muita gente que nem sabe que os filmes também iam ao corte!

Revi-o mais tarde, depois de 74, na sua versão integral, mas apesar disso, não teve em mim a mesma mágica...

Gostei de reviver esses momentos e imagens que ainda perduram.

um abraço.

Anônimo disse...

Também me lembro, bem, Porca.
E a censura deu-lhe forte, como a tantos outros.
Sarah Miles, mais tarde protagonista de "A Filha de Ryan" num papel ousado para a época.

E afinal não tens o descapotável porquê?

Dinheiro? Os bancos estão cheio dele para emprestar... valha-te Deus!

Um xi

Anônimo disse...

Olá Jorge,

Um filme notável, para a época. E que ainda hoje, ao vê-lo, me 'sabe' bem... e mantém vivo o meu objectivo de ainda um dia vir a ter um 'descapotável' como o do David...

Um Xi da Porca

Anônimo disse...

Olá Meg,

Valha-me Deus, valha!... Que o meu problema não é bem o 'descapotável'... É da minha 'garagem', que é um pouco curta para uma 'coisa' daquelas... Que ainda hoje acho que foi dos carros mais lindos [e mais 'leves'] feitos pela Rolls-Royce...

Manias!

Um Xi da Porca

Anônimo disse...

os rolls dessa idade compram-se baratos....
e para a garagem é só meia dúzia de tijolos...

Anônimo disse...

Olá Luikki,

Pois! Um dia destes vou pensar nisso...

Um Xi da Porca

Anônimo disse...

Querida amiga. Eu consegui.Está na minha cabeça, com garagem e tudo :)
Um abraço do amigo
SK

Anônimo disse...

Olá Skorpios,

HeHe! Assim... talvez!...

Um Xi da Porca

Retratos