A Reserva

Encravada entre a província portuguesa de Trás-os-Montes e a província espanhola de Zamora [Castilla y León], a região da Braganzónia [Braganza+Amazónia] é considerada, como sempre foi pelo Poder [monárquico ou republicano] de Lisboa, uma autêntica Reserva de Índios, reconhecida por qualquer viajante esclarecido como das mais atrasadas da Europa.

Atrasada, abandonada, desprezada, quase renegada e indesejada!

E não poucas vezes espoliada do pouco que já lhe resta para além da genica, do orgulho e da dignidade dos que nela vão sendo ignorados!

Para os Senhores do Poder, a Braganzónia foi sempre um empecilho que apenas dá despesa, poucos impostos e quase nenhuns votos!

Que os interessou apenas enquanto foi preciso recrutar mancebos fortalhudos, habituados à fome e à porrada, para mandar às guerras de África!

A reserva abrange actualmente 106 tribos, agrupadas em 49 zonas de caça dispersas por uma área de 1.173 quilómetros quadrados.

Eram 34.752 os índios que ocupavam esta vasta área em 2001 [trinta por quilómetro quadrado].

Algumas dessas tribos, as da metade Norte da reserva, desde a fronteira espanhola até aos velhos trilhos que ligam Braganza [a tribo maior] à zona Leste de Vinhais [reserva irmã da Braganzónia] e à zona Oeste de Alcañices [reserva espanhola pouco menos desprezada por Madrid], foram há uns anos atrás, sem para tal serem ouvidas e contra-vontade, integradas no Parque Natural de Montesinho.

Transformando-lhes o quotidiano num verdadeiro inferno porque, entre outras coisas, lhes não é sequer permitido cortar livremente a lenha de que são donos para manter o fogo que lhes aquece o corpo durante o Inverno. Que na Braganzónia é rigoroso, faz doer as unhas e gelar os rios!

Agora, cada índio tem que [muito respeitosamente] solicitar aos Senhores do Parque o especial favor de uma autorização para cortar meia dúzia de paus que mal chegam para os gatos tirarem o frio do lombo!

Melhor fora que o tal Poder os abandonasse de vez à sua sorte para livremente poderem decidir o futuro!

11 janeiro, 2008

Pontes



Resolvida que foi, até ver, a questão da localização do novo aeroporto de Lisboa, e antes ainda de se saber se o camelo que manda nas Obras Públicas vai ou não para o olho da rua, anda já tudo 'à trolha' por causa da ponte, talvez pontes, que hão-de levar e trazer o povaréu de Lisboa para Allcochete. E vice-versa.

Nos noticiários da hora do almoço de hoje, os 'ambientalistas' do costume debitavam já teorias e palpites amanhados à pressa sobre a opção a tomar. Houve mesmo uma 'piquena', da Quercus, que em defesa de uma nova ponte exclusivamente ferroviária, referia como inconveniente grave a poluição sonora que o tráfego automóvel iria fatalmente causar no eco-sistema local, caso a ponte viesse a ser mista ou simplesmente rodoviária.

Foi assim que, de boca ainda aberta, e lembrando-me de algo que tinha visto há uns meses atrás, tratei de vasculhar o meu baú, onde sabia ter guardada a solução para tamanhos receios...


12 comentários:

MPS disse...

Caríssima PV

Por favor, mande imediatamente por fax (mail,ou outra via qualquer, desde que seja "tecnológica") para o gabinete do Primeiro Ministro! Mas não assine, que é para ele poder dizer que foi ideia em que muito matutou!

Aquele "até ver" do início... enfim, é mesmo assim.

Um abraço

samuel disse...

Eu sei que não é sempre! Eu sei... mas por vezes, não há maior poluição sonora do que certas declarações das "piquenas e piquenos" da Quercus. Não é porque o digam muito alto... é mais pelas gargalhadas que se seguem...

rendadebilros disse...

Gostei também bastante do anúncio "preliminar"... estavam com tanta pressa porquê???
bom fim de semana.

Meg disse...

Ora então, amiga PV, parece que habemos aeroporto em ALLcochete, mas este traz brinde - uma ponte - ora nem mais!
Não achas que ali ha uma ninhada de gatos? Tanta pressa, com um aviso de Bruxelas logo de seguida?
Hummm....
Aos outros digo como me ensinou uma prof de História... "deixá-los andá-los que eles calarão-se-"

Um xi pa ti

Porca da Vila disse...

Olá MPS,

Não sei se será ao gosto dele, porque não é daquelas obras de encher o olho e caçar votos...

Um Xi Grande

Porca da Vila disse...

Olá Samuel

Mas não têm emenda, e continuam a presumir serem os donos da verdade e da razão. Em tudo! Do que sabem, se é que sabem, e do que não!

Um Xi Grande

Porca da Vila disse...

Olá Renda,

Pressa?! É que daqui às eleições de 2009 o tempo começa a faltar!...

Um Xi Grande

Porca da Vila disse...

Olá Meg,

Ninhada, sim! Mas de RATOS! Dos graúdos!

Um Xi Grande

rendadebilros disse...

Ah pois, eu é que sou lenta!!!

Boa semana.

Chanesco disse...

Minha caríssima P da Vila

Muitos gostam de vir à televisão só para aocupar tempo de antena, porque na realidade é só teoria.
Prova é que aquando da ponte vasco da gama, foi feito todo um chichi nervoso por causa das aves e foi o que se viu. Depois das obras terminadas voltou tudo à normalidade. A passarada adaptou-se e a ponte lá esta a cumpir o seu papel.

Um Abraço Raiano

Porca da Vila disse...

Renda,

Boa semana para ti também. Com muita neve, de preferência!...

Um Xi Grande

Porca da Vila disse...

Olá Chanesco,

Os tais que gostam de aparecer nas TVs a propósito de tudo e de nada, falam muitas das vezes sem saberem bem de quê. Que estas coisas aprendem-se a calcorrear monte e não no conforto dos gabinetes em Lisboa. Nunca vi perdizes, corços, veados ou javalis assustarem-se à passagem dos carros. Assustam-se e fogem é quando sentem o bicho-homem. A pé!...

Um Xi da Porca

Retratos