A Reserva

Encravada entre a província portuguesa de Trás-os-Montes e a província espanhola de Zamora [Castilla y León], a região da Braganzónia [Braganza+Amazónia] é considerada, como sempre foi pelo Poder [monárquico ou republicano] de Lisboa, uma autêntica Reserva de Índios, reconhecida por qualquer viajante esclarecido como das mais atrasadas da Europa.

Atrasada, abandonada, desprezada, quase renegada e indesejada!

E não poucas vezes espoliada do pouco que já lhe resta para além da genica, do orgulho e da dignidade dos que nela vão sendo ignorados!

Para os Senhores do Poder, a Braganzónia foi sempre um empecilho que apenas dá despesa, poucos impostos e quase nenhuns votos!

Que os interessou apenas enquanto foi preciso recrutar mancebos fortalhudos, habituados à fome e à porrada, para mandar às guerras de África!

A reserva abrange actualmente 106 tribos, agrupadas em 49 zonas de caça dispersas por uma área de 1.173 quilómetros quadrados.

Eram 34.752 os índios que ocupavam esta vasta área em 2001 [trinta por quilómetro quadrado].

Algumas dessas tribos, as da metade Norte da reserva, desde a fronteira espanhola até aos velhos trilhos que ligam Braganza [a tribo maior] à zona Leste de Vinhais [reserva irmã da Braganzónia] e à zona Oeste de Alcañices [reserva espanhola pouco menos desprezada por Madrid], foram há uns anos atrás, sem para tal serem ouvidas e contra-vontade, integradas no Parque Natural de Montesinho.

Transformando-lhes o quotidiano num verdadeiro inferno porque, entre outras coisas, lhes não é sequer permitido cortar livremente a lenha de que são donos para manter o fogo que lhes aquece o corpo durante o Inverno. Que na Braganzónia é rigoroso, faz doer as unhas e gelar os rios!

Agora, cada índio tem que [muito respeitosamente] solicitar aos Senhores do Parque o especial favor de uma autorização para cortar meia dúzia de paus que mal chegam para os gatos tirarem o frio do lombo!

Melhor fora que o tal Poder os abandonasse de vez à sua sorte para livremente poderem decidir o futuro!

20 julho, 2007

Zero vezes Dois...


"O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou hoje, no Parlamento durante o debate da nação, um programa de apoio às famílias mais carenciadas e à natalidade, que se irá traduzir no aumento do abono de família para as crianças e na criação de uma nova prestação de apoio à gravidez.
'Com esta prestação apoiaremos mais de 90 mil famílias e o valor do abono dependerá dos rendimentos. Mas para cerca de 32 mil famílias isto significará um novo apoio de 130 euros', sustentou.
O Governo vai por isso duplicar o abono de família, neste período de vida das crianças, para segundos filhos e vamos triplicá-los para os terceiros filhos e seguintes. Trata-se de envolver mais de 90 mil crianças e respectivas famílias num apoio social muito mais efectivo, durante um período em que isso é particularmente necessário'..."


in ' Público '


Deixa-te de merdas, Zé... que já não enganas ninguém! ZERO, a multiplicar por aquilo que tu quiseres, por muito ou pouco Engenheiro que sejas, há-de ser sempre igual a ZERO!

33 comentários:

Anônimo disse...

Desculpa ó Porca, mas importas-te de pedir ao "sr. Inginheiro" para explicar outra vez...assim como se eu fosse... muito burra? então faz lá esse favor.

Beijos

Anônimo disse...

A Carminda não percebeu, mas eu acho que também foi isso que aprendi...ou já não me lembro? Mas zero vezes seja o que for é zero. Será? Ou não? Depois destas tardes de Parlamento fico sempre ssim.

Um abraço

Anônimo disse...

Olá Carminda,

Recebi agora mesmo por fax a resposta do senhor Zé. Diz para irmos as duas fazer Engenheiria Civil na Independente, que depois já percebemos tudo!... Ainda diz outras coisas, mas não posso pôr aqui...

Xi da Porca

Anônimo disse...

Olá Meg,

Prepara-te que ainda vais ficar pior, porque vem aí a vingança! Parece que hoje no Parlamento lhe chamaram prepotente e o rapaz não gostou. Eu acho que ele ouviu mal e percebeu outra coisa...

Xi da Porca

Anônimo disse...

Prepotente... hum!
Ahahahahahah!
Pois eu acho que ele o sr. Zé anda a ouvir mal a perceber tudo ao contrário e a sonhar demais (pelo que li no jornal, ele até sonhou com o António Costa para candidato a Lisboa).
O melhor para todos nós era que o dito fosse de férias sem vencimento assim para ...a Austrália e viesse daqui por 25 anos, o que é que achas?

Anônimo disse...

Quem é que ele pensa que engana???

bjos, P.

Anônimo disse...

Olá Carminda,

Desconfio que o 'sonho' vai mais além. A exemplo do que sucedeu com Jorge Sampaio, o António Costa vai usar a CML como trampolim para uma candidatura à Presidência da República no fim do 2º mandato do Cavaco.

Deve ter havido uma espécie de pacto para a partilha do Poder entre o Zé e o Costa. Um fica com o Governo e o outro com a Presidência! Veremos se me engano...
[Olha que essa das férias não era má ideia, embora me pareça que 25 anos é pouco!]

Xi da Porca

Anônimo disse...

Olá Moriae,

Ainda vai enganando muita gente, neste caso as 90 mil famílias [180 mil votos] que são o alvo deste programa. E assim começa a distribuição de 'rebuçados' ao POVO, já a pensar nas próximas eleições. Repara que isto aparece logo a seguir ao valente trambolhão do Governo, em termos de popularidade, que a imprensa tem referido nos últimos dias...

Xi da Porca

Anônimo disse...

Olá Braganzónia, engana sim, os saudosistas de 50 anos de obscurantismo e aqueles a quem foi vedada a possibilidade de pensar, a quem convinha manter ignorantes para não serem um obstáculo ao Regime, para serem escravizados cá e nas então "Nossas Províncias Ultramarinas"…Incultos e dominados, seria mais fácil não terem ideias de libertação ou outras... E também os novos, ainda herdeiros de antigos paternalismos e os oportunistas que viveram à sombra desse Regime. Agora são outros os usurpadores que germinam no seio dos sempre iguais ambientes partidários. Não tenho dúvidas de que os meios são sempre os mesmos: “Estou cá, então vou-me governar!”. Apareceram as novas fortunas incomensuráveis, os donos deste País, que todos amamos e onde sofremos com a miséria na plenitude do seu sentido da qual são responsáveis.
Há muito que desprezei a PORCA da política porque me sentia repugnado e com a certeza de que me iria perturbar no caminho que escolhi.
Hoje falei de política! Como foi possível?!
Os meus cumprimentos e não desista.

SK

Anônimo disse...

H nesta medida qualquer coisa que me escapa... a ideia compensar as famlias pobres que j tm muitos filhos? Ou s as famlias pobres que tm muitos filhos ou essas que tm que ter muitos filhos para equilibrar a demografia?... E quem disse que as pessoas s querem dinheiro? e os aptres que no contratam mulheres se elas disserem que querem ser mes... euma contrapartida em nmero de anos de trabalho para aquelas que tiveram amis filhos no final da vida profissional ...? goatam tanto de copiar l por fora, mais acima, mais ao centro e no copiam isso?

Bom fim de semana.

Anônimo disse...

Bem dito!

Trata-se apenas de mais um golpe de marketing político sem grande substãncia e sempre enfeudado aos dogmas de bruxelas e do sacrossanto orçamento!

Querem aumentar a natalidade?... Multipliquem os infantários públicos e passem a dois anos a baixa de parto (como na Dinamarca)

Anônimo disse...

Arrebenta, seu ar de graça e Skorpios, a rebentar! Que coisa gira!

bjos, querida amiga,
M.

Anônimo disse...

Olá... 'Arrebenta'...

Será que é?... Será que não?...

Pelo que vi e li nos últimos dias do 'Braganza', não sei bem se é...

Bom, se for, tem o meu mail...

Xi da Porca

Anônimo disse...

Olá Skorpios,

Esta corja, arrogante e prepotente, como ontem lhe chamaram no Parlamento, não governa! Governa-se!

Por isso lhes convém que a maioria do POVO continue inculto e ignorante!

Xi da Porca

Anônimo disse...

Olá RendaDeBilros,

Tu também estás em Paris?!... É que pela primeira vez o teu comentário aparece-me aqui cheio de '?' pelo meio do texto!... HeHe!

Não ligues, se calhar sou eu que a esta hora já devia estar na cama!

Também não ligues a estes 'rebuçados' do Sócrates. Quando for preciso pagar estas merdas, já o governo PS terá ido pelo esgoto abaixo. Depois lá virá alguém do PSD [então já em maioria no Poder] dizer que não era bem assim, e que a questão ia ser apreciada pela sub-comissão XP da comissão XPTO, criada pelo Decreto-Lei não sei das quantas... Percebeste? Estes gajos governam a longo prazo! Para serem pagas pelos que hão-de vir depois! Ou 'à la longue', como diria agora o nosso Sineiro!

Xi da Porca

Anônimo disse...

Olá 'Clavis',

Isso é que era bom! Qualquer dia os partos são no local de trabalho!... E quem quiser parir em casa, ou em Espanha... vai para o olho da rua!...

Bem-vindo [ou bem-vinda, não sei] aqui à Reserva, pois me parece que é a primeira vez que por aqui passa. Vi que se situa na Extremadura, região onde há mais de trinta anos passo férias [Santa Cruz,Torres Vedras] no mês de Agosto [está quase!]. Volte sempre!

Xi da Porca

Anônimo disse...

Olá Moriae,

Giro?!!! A esta hora?!!!... Já estou por tudo!... Que se 'arrebentem'... Tu é que sabes!... Eu vou é fazer Ó-Ó!

Xi da Porca
[não percebi nada, ou 'puede que si', mas também não faz mal...]

Anônimo disse...

Amiga Porca tenho um desafio para ti lá no F.C.

Bjs

Anônimo disse...

Olá Carminda,

Desafio às quatro da manhã!...

Já vou ver.

Xi da Porca

Anônimo disse...

Tema tambem por mim levantado no meu blogger, estes governantes querem fazer de nós todos

Saudações

Anônimo disse...

Mas que animação!!!
Porca, o que é que aconteceu à Renda? Serão soluços? eheheheh
Já chorei a rir... que hoje estou fraquinha e só vim dizer olá, gente!
Distraiam-se, distraiam-se... que "eles" gostam.

Um abraço

Anônimo disse...

Olá 'c valente',

Bem-vindo à Reserva. Quanto aos governantes, coitados. Não passam de um bando de palhaços que tenta fazer do POVO burro! Terão a retribuição a devido tempo. Nas urnas!

Xi da Porca

Anônimo disse...

Olá Meg,

Também achei estranhos aqueles 'soluços' da Renda! Deve ter o teclado constipado!... HeHe!

Xi da Porca

Anônimo disse...

Porquiiiiiinnhaaa, tenho uma coisinha para ti... lá!

Beijinhos

Anônimo disse...

Porca,

Muito bem escrito! EStamos fartos de nos atirarem areia para os olhos!!!

Mas esta criatura julga que engana quem? Eu recebo 10 Euros de subsidio por um filho que nem 2 anos tem!
E eu deverei ficar contente se passar a receber 20 Euros???

Credo

Um xi da ka

Anônimo disse...

Olá Meg,

'Porquinha'?! 'Coisinha'?! 'Beijinhos'?!

Estou feita! Até tenho medo de ir ver!

Que se lixe. Já lá vou!

Xi da Porca

Anônimo disse...

Olá Ka,

Não desanimes! Quando chegares ao décimo filho recebes 100 Euros! Isto se o PS ainda estiver no Governo quando lá chegares... HeHe!

É o máximo esta matemática socialista!
[Cada vez penso mais em mudar para Espanha! Lá pagam 2.500 Euros por cada herdeiro!]

Um Xi da Porca

Anônimo disse...

Ka,

Anima-te mais ainda! É que me enganei nas contas. Como deve ser a acumular, o total no décimo filho será de 550 Euros!

[10+20+30+40+50+60+70+80+90+100]

Embora por enquanto falem apenas no terceiro!

Outro Xi

Anônimo disse...

Pó para o olhos... é o que eu digo.

Anônimo disse...

Aquilo que se perde com os impostos com o nivel de vida caro, ganha-se a fazer filhos?
E quem não for pelo ajuste de fazer filhos e for necessitado? será que recebe alguma coisa ou só recebe quem procria? que lei mais descriminatória. Além disso a lei parece que é copiada de Espanha.

Anônimo disse...

Olá Antonio Delgado,

Copiada... mas só na parte que interessa! A mais barata!

Um Xi da Porca

Anônimo disse...

Nem sei o que te diga, amiga ... Com ou sem brincadeira, falando muito a sério, a "coisa" está negra. Verão quente, este ... O que se seguirá? Receio bem que o Outono seja igual ou ... pior.

Bjo,
M.

Anônimo disse...

Olá Moriae,

Será de esperar ainda pior, penso eu, que este desgoverno ainda só vai a meio.

Daqui por um ano é que lá virão uns 'rebuçados' para caçar novamente o voto daquele povo que vemos ir de camioneta bater palminhas a Lisboa, sem saber bem a quem nem porquê...

Xi da Porca

Retratos