A Reserva

Encravada entre a província portuguesa de Trás-os-Montes e a província espanhola de Zamora [Castilla y León], a região da Braganzónia [Braganza+Amazónia] é considerada, como sempre foi pelo Poder [monárquico ou republicano] de Lisboa, uma autêntica Reserva de Índios, reconhecida por qualquer viajante esclarecido como das mais atrasadas da Europa.

Atrasada, abandonada, desprezada, quase renegada e indesejada!

E não poucas vezes espoliada do pouco que já lhe resta para além da genica, do orgulho e da dignidade dos que nela vão sendo ignorados!

Para os Senhores do Poder, a Braganzónia foi sempre um empecilho que apenas dá despesa, poucos impostos e quase nenhuns votos!

Que os interessou apenas enquanto foi preciso recrutar mancebos fortalhudos, habituados à fome e à porrada, para mandar às guerras de África!

A reserva abrange actualmente 106 tribos, agrupadas em 49 zonas de caça dispersas por uma área de 1.173 quilómetros quadrados.

Eram 34.752 os índios que ocupavam esta vasta área em 2001 [trinta por quilómetro quadrado].

Algumas dessas tribos, as da metade Norte da reserva, desde a fronteira espanhola até aos velhos trilhos que ligam Braganza [a tribo maior] à zona Leste de Vinhais [reserva irmã da Braganzónia] e à zona Oeste de Alcañices [reserva espanhola pouco menos desprezada por Madrid], foram há uns anos atrás, sem para tal serem ouvidas e contra-vontade, integradas no Parque Natural de Montesinho.

Transformando-lhes o quotidiano num verdadeiro inferno porque, entre outras coisas, lhes não é sequer permitido cortar livremente a lenha de que são donos para manter o fogo que lhes aquece o corpo durante o Inverno. Que na Braganzónia é rigoroso, faz doer as unhas e gelar os rios!

Agora, cada índio tem que [muito respeitosamente] solicitar aos Senhores do Parque o especial favor de uma autorização para cortar meia dúzia de paus que mal chegam para os gatos tirarem o frio do lombo!

Melhor fora que o tal Poder os abandonasse de vez à sua sorte para livremente poderem decidir o futuro!

24 maio, 2007

Gelo a Cores


"Os funcionários públicos vão ter as progressões de carreira congeladas até 2009, prolongando uma situação que se verifica desde Junho de 2005 e que foi anunciada como transitória até que a reforma do regime de carreiras e remunerações estivesse concluída.

Para que um funcionário consiga uma melhoria rápida da sua posição remuneratória na carreira, necessita que as chefias lhe atribuam uma classificação de 'excelente' na avaliação, sendo que as apreciações só terão inicio a 1 de Janeiro de 2008, quando as novas regras entrarem em vigor."

in ' TSF-Online '


Finalmente, uma 'excelente' notícia... para mim!

7 comentários:

Meg disse...

E já não era sem tempo, não?
Ó Porca porque é que este blog me aparece sempre aos retalhos? Que coisa! Ou andas a ser sabotada?

Um Xi para ti também

Porca da Vila disse...

Olá Meg,

Não sei que browser usas, mas aconselho-te a que uses o 'Firefox'. Funciona sem problema nenhum tanto em Mac como em Windows [e também em Linux].

Experimenta. Podes fazer o download em:

http://www.mozilla.com/

Eu própria tinha a mania de usar o 'Safari', porque trabalho em Mac OS X, e agora passei a usar o Firefox que é muito melhor [havia uma data de 'botões' que no 'Blogger', ao escrever as postagens, nem sequer via]

O meu 'template' está configurado para ser visto em 'Firefox' [Mac ou Windows] ou em 'Safari' [Mac].

Se por acaso estiveres a usar o 'Explorer' vais ver coisas esquisitíssimas. Não há sidebar [aparece mas no fundo da página], aparece tudo centrado, umas coisas fora do sítio e outras que nem sequer se vêm.

Um Xi da Porca

Meg disse...

Meg,

Desculpa, ...'nem sequer se vêem'... HeHe!

Um Xi da Porca

Ka disse...

lolol

Porca já agora arranja-me um desses, não porque eu esteja na função pública...pois não estou mas pode vir a dar jeito para obter uns descontos de filiação em hospitais, escolas e sei lá mais o quê!!!

Um xi (orgulhosamente azul) da ka

J.G.Sineiro disse...

Eu não acredito, este cartão é uma montagem. Até o número...não, não acredito.

Um abraço.
P.s.(sem piada!) - Eu uso o Internet Explorer e o Windows, como, sempre, e vejo o teu blogue perfeitamente. Nada de anormal ou fora do sítio.

Porca da Vila disse...

Olá Ka,

Tu mandas! Vou já pedir-to por fax ao 'Bicharel'... HeHe!

Bom fim-de-semana.

Um Xi da Porca

Porca da Vila disse...

Olá Jorge,

Montagem, uma ova! Foi o meu conterrâneo e 'padrinho', o senhor Administrador da CGD, Doutor Armando Vara, quem mo arranjou!

Um Xi da Porca [Bom FdS]

Retratos