A Reserva

Encravada entre a província portuguesa de Trás-os-Montes e a província espanhola de Zamora [Castilla y León], a região da Braganzónia [Braganza+Amazónia] é considerada, como sempre foi pelo Poder [monárquico ou republicano] de Lisboa, uma autêntica Reserva de Índios, reconhecida por qualquer viajante esclarecido como das mais atrasadas da Europa.

Atrasada, abandonada, desprezada, quase renegada e indesejada!

E não poucas vezes espoliada do pouco que já lhe resta para além da genica, do orgulho e da dignidade dos que nela vão sendo ignorados!

Para os Senhores do Poder, a Braganzónia foi sempre um empecilho que apenas dá despesa, poucos impostos e quase nenhuns votos!

Que os interessou apenas enquanto foi preciso recrutar mancebos fortalhudos, habituados à fome e à porrada, para mandar às guerras de África!

A reserva abrange actualmente 106 tribos, agrupadas em 49 zonas de caça dispersas por uma área de 1.173 quilómetros quadrados.

Eram 34.752 os índios que ocupavam esta vasta área em 2001 [trinta por quilómetro quadrado].

Algumas dessas tribos, as da metade Norte da reserva, desde a fronteira espanhola até aos velhos trilhos que ligam Braganza [a tribo maior] à zona Leste de Vinhais [reserva irmã da Braganzónia] e à zona Oeste de Alcañices [reserva espanhola pouco menos desprezada por Madrid], foram há uns anos atrás, sem para tal serem ouvidas e contra-vontade, integradas no Parque Natural de Montesinho.

Transformando-lhes o quotidiano num verdadeiro inferno porque, entre outras coisas, lhes não é sequer permitido cortar livremente a lenha de que são donos para manter o fogo que lhes aquece o corpo durante o Inverno. Que na Braganzónia é rigoroso, faz doer as unhas e gelar os rios!

Agora, cada índio tem que [muito respeitosamente] solicitar aos Senhores do Parque o especial favor de uma autorização para cortar meia dúzia de paus que mal chegam para os gatos tirarem o frio do lombo!

Melhor fora que o tal Poder os abandonasse de vez à sua sorte para livremente poderem decidir o futuro!

09 março, 2007

Lavandaria Felgueiras


"O movimento de apoio a Fátima Felgueiras 'Sempre Presente' e um grupo de mulheres solidárias com a autarca encontram-se, esta quinta-feira, a distribuir um comunicado na cidade, convocando as pessoas para um jantar de apoio à principal arguida do processo 'saco azul'.

O comunicado apela à participação de um jantar de apoio à edil no sábado, na Escola Secundária da cidade, e enfatiza que Fátima Felgueiras é uma mulher determinada que está a ultrapassar um período difícil na vida e que, como tal, merece ser homenageada.

No documento lê-se também que Fátima Felgueiras, acusada de 23 crimes no processo, 'venceu as eleições e vai vencer a Justiça'."

in ' TSF '


Noutros tempos a HONRA lavava-se com sangue. Agora é mais 'Simplex'! Já se 'limpa' com uma vulgar jantarada, perdão, palhaçada...

3 comentários:

Anônimo disse...

isto não é um país... é um circo..

Anônimo disse...

para não lhe chamar coisa pior....

Anônimo disse...

aitb,

Circo de merda, diria eu...

Um Xi da Porca

Retratos