A Reserva

Encravada entre a província portuguesa de Trás-os-Montes e a província espanhola de Zamora [Castilla y León], a região da Braganzónia [Braganza+Amazónia] é considerada, como sempre foi pelo Poder [monárquico ou republicano] de Lisboa, uma autêntica Reserva de Índios, reconhecida por qualquer viajante esclarecido como das mais atrasadas da Europa.

Atrasada, abandonada, desprezada, quase renegada e indesejada!

E não poucas vezes espoliada do pouco que já lhe resta para além da genica, do orgulho e da dignidade dos que nela vão sendo ignorados!

Para os Senhores do Poder, a Braganzónia foi sempre um empecilho que apenas dá despesa, poucos impostos e quase nenhuns votos!

Que os interessou apenas enquanto foi preciso recrutar mancebos fortalhudos, habituados à fome e à porrada, para mandar às guerras de África!

A reserva abrange actualmente 106 tribos, agrupadas em 49 zonas de caça dispersas por uma área de 1.173 quilómetros quadrados.

Eram 34.752 os índios que ocupavam esta vasta área em 2001 [trinta por quilómetro quadrado].

Algumas dessas tribos, as da metade Norte da reserva, desde a fronteira espanhola até aos velhos trilhos que ligam Braganza [a tribo maior] à zona Leste de Vinhais [reserva irmã da Braganzónia] e à zona Oeste de Alcañices [reserva espanhola pouco menos desprezada por Madrid], foram há uns anos atrás, sem para tal serem ouvidas e contra-vontade, integradas no Parque Natural de Montesinho.

Transformando-lhes o quotidiano num verdadeiro inferno porque, entre outras coisas, lhes não é sequer permitido cortar livremente a lenha de que são donos para manter o fogo que lhes aquece o corpo durante o Inverno. Que na Braganzónia é rigoroso, faz doer as unhas e gelar os rios!

Agora, cada índio tem que [muito respeitosamente] solicitar aos Senhores do Parque o especial favor de uma autorização para cortar meia dúzia de paus que mal chegam para os gatos tirarem o frio do lombo!

Melhor fora que o tal Poder os abandonasse de vez à sua sorte para livremente poderem decidir o futuro!

29 junho, 2008

Matemáticas...

"Desconhecidos dispararam sexta-feira à noite sete tiros contra o Pavilhão Arena, em Portimão, de onde acabara de sair o primeiro-ministro José Sócrates, convidado para um jantar promovido pela Federação Regional de Algarve do PS, não se tendo registado feridos.

Quando ocorreram os disparos, José Sócrates já se encontrava perto de Albufeira, a cerca de 20 quilómetros do local, de acordo com fontes do gabinete do primeiro-ministro."





Poucas dúvidas [me] restam... Os disparos não podem senão ter sido feitos por algum [ou alguns] dos poucos, muito poucos, alunos a quem as 'matemáticas' do décimo segundo ano terão corrido menos bem nos últimos exames nacionais...

Porque confundir centímetros [ou milímetros] com quilómetros, e falhar uma data de disparos por vinte quilómetros em vez de centímetros [ou milímetros] é coisa nada fácil de entender...

Matemáticas à parte, e porque os medos por cá estão a ficar parelhos aos dos conterrâneos de Astérix, que se cuide o nosso querido PM, que pode um dia alguém baralhar quilómetros com centímetros [ou milímetros] e acertar em cheio no 'vinte'...


32 comentários:

Abrenúncio disse...

Está em marcha a preparação da IV GRANDE FARRA BLOGOSFÉRICA. Inscreve-te! Contribui para o PIB, promove a produção nacional! Junta-te à confraria do barril!
Saudações do Marreta!

P.S.: eu volto!

Carminda Pinho disse...

Porca,
em vez de 8, o ingenheiro paqssará a utilizar 16? É uma questão de somar ou de multiplicar e depois, é fazer as contas...
Claro que me estava a referir aos homens que lhe guardam as costas, o peito, a cabeça, e sabe-se lá mais o quê...:)))

Beijos

Anônimo disse...

Amiga PV
No tempo da velha senhora(ditadura) tinham por hábito fazer estas gracinhas (truques)para depois terem o protesto para, irem buscar uma duzia deles a casa, penso que ainda não chegámos a tanto,mas que o acto pode servir para se fazerem de vitimas...eu acredito!
Eles sabem-na toda!
Não sou eu que vou desejar-lhe a morte, coitadinho!

rendadebilros disse...

Creio que andavam a festejar qualquer coisa... não queriam atingir ninguém eheheheh
Beijos.

Porca da Vila disse...

Marreta,

Com grande pena minha, mas é coisa pouco provável para quem está para aqui desterrada!...

Xi Grande

Porca da Vila disse...

Carminda,

Hoje temo-lo aqui na Reserva. Vem inaugurar um museu qualquer. De Arte Moderna, Contemporânea ou coisa parelha, suponho. Como de costume, não vai deixar saudades, e esperamos que não se demore por cá...

Xi Grande

Porca da Vila disse...

Manangão,

Acho que estamos a chegar outra vez a essas coisas. A 'senhora' agora é outra, mas os métodos já não são muito diferentes. Só que veste calças... por enquanto!

Xi Grande

Porca da Vila disse...

Renda,

Festejavam certamente o facto de o ZS ter já ido vender o peixe para outro lado!...

Xi Grande

MPS disse...

Caríssima PV

Vai ver que a garotada até acertou nas contas, o outro é que vestiu o fato que o super-homem teve que pagar de imposto.

Um abraço

Porca da Vila disse...

MPS,

Deve ter sido mesmo essa coisa do fato do super-homem, que o homem hoje à tarde já andava aqui pela Reserva a inaugurar tudo quanto era obra, e ao fim da tarde parece que já estava de novo em Lisboa por causa de um livro qualquer com a história de um menino de ouro não sei das quantas que eu não percebi lá muito bem... Acho que vou ter de esperar pela versão em inglês técnico para ver se consigo entender direito!

[que eu saiba, por cá não houve tiros...]

Xi Grande

rendadebilros disse...

É como dizes... Publica-se um livro de uma certa personagem e há equipas e equipas a investigar - agora parece que as denúncias nem eram verdadeiras !!!??? - mas denunciam-se compadrios num blogue e ninguém investiga nada. Porque será???... O blogue continua a ser "literatura" menor... a ignorância é mesmo atrevida...

Boa semana. Beijos.

Porca da Vila disse...

Renda,

Não convém que se investigue tudo... é mais cómodo mandar simplesmente fechar o blogue!

Cada vez gosto mais disto!

Xi Grande

samuel disse...

Porca da Vila

Não há muito mais que duas hipóteses... ou os disparantes são extremamente estúpidos, ou muitíssimo "espertos". Como parece evidente que ninguém queria matar ninguém, o efeito pretendido foi conseguido...

Abreijos

Unknown disse...

Para mim "aquilo" pretendia ter o efeito da "chapada" que levou o Mário Sóares na Marinha Grande ou em alternativa foi um golpe publicitário para o lançamento do livro da jornalista Eduarda Maio ( ou será Junho?) com a biografia do "menino de Oiro".
Eu não li, não comprei e deixo esses 25 (sim 25 Euros) para que mos roube a inflação que de J. Socrates já conheço bem mais do que aquilo que gostaria de conhecer!
Cumprimentos cheios de pontaria:
Rui V.

Meg disse...

Minha querida amiga Porca!!
(que tal?)

Larguei os turistas e vim por aí a cima a correr para te visitar e te dar um abraço.
E tu tens-me aqui só violência à minha espera!!
Num país de bons costumes! Parece impossível, tudo tão calmo, não há crimes, isso é tudo mentira, anda toda a gente a dizer mal do governo, nós aqui com milhares de turistas e nem é preciso polícia nem nada, ontem à meia noite cheguei a casa e tinha três a guardarem a porta do prédio. Os câes da polícia até nem são amestrados. Se aparecer um ladrão, que é um cidadão com todos os seus direitos intocáveis, o policia não pode deixar o cão ir atrás dele porque pode mordê-lo - o cão pode morder o ladrão, percebeste?
Uma pessoa chega aqui e é só desgraças, Porca?
Tens aí um termómetro?

Tenho saudades tuas, Porca, e devo estar com febre, eheheheh!!! Olha estou a ouvir o Cocas ou Socas ou lá quem ele é!

XI-XI-XI-XIS MUITOS PA TI

nâo sei quando voooooltoo...

Meg disse...

Porca,
Já ia lançada por aí abaixo, mas voltei porque fiquei intrigada com estas novidades que tens aqui ao lado. Não me digas...
Um xi pa ti

Abrenúncio disse...

Aqui o difícil mesmo é tentar encontrar alguém que não possa ter sido...
Saudações do Marreta.

Carminda Pinho disse...

Porca, quais tiros?!
Aquilo era pra brincar com o "minino".
Eles (os gajos) lá vão cantando e rindo, e a burra fui eu? Claro que fui, mas não voltarei a ser. Podes ter a certeza.
Embora me cheire que anda por aí um ex-ministro, transformado em autarca, do pé prá mão, que vai dar um abanão nisto. Humm...ninguém me disse, fui eu que sonhei. Se calhar estou como a Meg, cheia de febre e isto é um delírio, não ligues. Ahahah!

Beijos

Anônimo disse...

Há um filme do Bernardo Bertolucci – “Estratégia da aranha” (Strategia del ragno (1970)), que explica estas questões.

A minha dúvida é quem de entre os acessores terá visto o filme e entendido?

No menino de ouro não há pistas nem …

Porca da Vila disse...

Samuel,

Fica sempre a hipótese de ter sido apenas uma brincadeira. O que não me parece...

Xi Grande

Porca da Vila disse...

Rui,

Só que a esse, ao 'Mário', acertaram-lhe mesmo! Quanto ao livro do tal 'menino', dispenso-me de o ler. Quase jurava que sei o que lá se escreve!...

Xi Grande

Porca da Vila disse...

Meg,

Violência é ter de aturar turistas durante semanas a fio até às tantas da madrugada! Vê se te poupas!

Um Xi Grande

Porca da Vila disse...

Marreta,

Eu garanto que não fui! Aliás, eu mal sei onde fica o Allgarve!...

Xi Grande

Porca da Vila disse...

Carminda,

Eu aqui não ouvi nada, mas alguma coisa deve ter havido!

Não estou a ver quem será o tal ex-ministro autarca!... Não me digas que é o Isaltino!

Um Xi Grande

Porca da Vila disse...

Joseph,

Nenhum, seguramente... Nessa altura haveriam ainda de andar de cueiros...

Xi Grande

Jorge P. Guedes disse...

Estas notícias cheiram a encomenda de barrete.
Os disparos tiveram lugar logo depois da saída do PM que se encontrava já a 20 Kms de distância. ESPANTÁSTICO!
AGORA ATÉ JÁ VOA NAS ASAS DO VENTO!

Pois irmão vento, CUMPRE O TEU DEVER! PLEASE!...

Abraço.
Jorge P.G.

Porca da Vila disse...

Jorge,

Oxalá voasse... para bem longe!...

Xi Grande

rendadebilros disse...

Já lhe chamaram Sta Maria de Lurdes do Bom Sucesso... E mais não dizemos , porque estão à vista os tiros no pé...só não vê quem não quer.
Bom domingo!

Porca da Vila disse...

Renda,

Essa da Santa Lurdes, Maria ou não, até podia ser!...
Do 'bom sucesso' é que não! Já não me convencem!... Que vinte quilómetros, por muito que a governação cor-de-rosa nos queira convencer do contrário, sempre hão-de ser vinte mil metros!...

Xi Grande

Meg disse...

Minha querida Porca,
Estarás de férias?
Deixo-te na mesma um grande abraço.
E se cá estiveres, virei cá ver-te e ler-te... estou de volta, espero que temporariamente.
Um Xi pa ti

Porca da Vila disse...

Olá Meg,

Não estou, mas não tarda.

Boas férias para ti.

Xi Grande

Anônimo disse...

Senhora Porca!

A equação que governa o rumo das balas é de segundo grau e não de primeiro!
Já o disse Galileu.

A.

Retratos