A Reserva

Encravada entre a província portuguesa de Trás-os-Montes e a província espanhola de Zamora [Castilla y León], a região da Braganzónia [Braganza+Amazónia] é considerada, como sempre foi pelo Poder [monárquico ou republicano] de Lisboa, uma autêntica Reserva de Índios, reconhecida por qualquer viajante esclarecido como das mais atrasadas da Europa.

Atrasada, abandonada, desprezada, quase renegada e indesejada!

E não poucas vezes espoliada do pouco que já lhe resta para além da genica, do orgulho e da dignidade dos que nela vão sendo ignorados!

Para os Senhores do Poder, a Braganzónia foi sempre um empecilho que apenas dá despesa, poucos impostos e quase nenhuns votos!

Que os interessou apenas enquanto foi preciso recrutar mancebos fortalhudos, habituados à fome e à porrada, para mandar às guerras de África!

A reserva abrange actualmente 106 tribos, agrupadas em 49 zonas de caça dispersas por uma área de 1.173 quilómetros quadrados.

Eram 34.752 os índios que ocupavam esta vasta área em 2001 [trinta por quilómetro quadrado].

Algumas dessas tribos, as da metade Norte da reserva, desde a fronteira espanhola até aos velhos trilhos que ligam Braganza [a tribo maior] à zona Leste de Vinhais [reserva irmã da Braganzónia] e à zona Oeste de Alcañices [reserva espanhola pouco menos desprezada por Madrid], foram há uns anos atrás, sem para tal serem ouvidas e contra-vontade, integradas no Parque Natural de Montesinho.

Transformando-lhes o quotidiano num verdadeiro inferno porque, entre outras coisas, lhes não é sequer permitido cortar livremente a lenha de que são donos para manter o fogo que lhes aquece o corpo durante o Inverno. Que na Braganzónia é rigoroso, faz doer as unhas e gelar os rios!

Agora, cada índio tem que [muito respeitosamente] solicitar aos Senhores do Parque o especial favor de uma autorização para cortar meia dúzia de paus que mal chegam para os gatos tirarem o frio do lombo!

Melhor fora que o tal Poder os abandonasse de vez à sua sorte para livremente poderem decidir o futuro!

13 fevereiro, 2008

Falsidades

"O primeiro-ministro, José Sócrates, repetiu hoje, no Parlamento, que nunca assinou projectos que não fossem da sua responsabilidade, manifestando-se indignado por o líder parlamentar do PSD, Pedro Santana Lopes, ter levantado o assunto.

'Nunca assinei nenhum projecto que não fosse da minha responsabilidade. A notícia do PÚBLICO é uma falsidade, é falsa. Todos os projectos que assinei são da minha responsabilidade', reiterou o primeiro-ministro."

in ' Público '


"O presidente da Câmara da Guarda, Joaquim Valente, anunciou esta quarta-feira a nomeação de uma comissão para averiguar alegadas irregularidades no licenciamento de obras particulares no concelho na década de 80, relativas a projectos assinados por José Sócrates.

Em causa estão vários projectos submetidos a aprovação entre 1981 e 1990 e que tinham em comum o facto de serem rapidamente aprovados, apesar dos reparos dos arquitectos da Câmara da Guarda e até de pareceres contrários da administração central.

Os projectos eram alegadamente assinados por José Sócrates, mas os proprietários das obras garantem que a autoria dos mesmos não era do actual primeiro-ministro."





Quero aqui expressar os meus parabéns pela enorme capacidade técnica e excepcional bom gosto demonstrados pelo senhor José Sócrates, enquanto Engenheiro Técnico e subscritor de projectos de Arquitectura, cabalmente demonstrados numa data de obras [ver aqui] que, por não lhe restar outra saída, se viu desde logo forçado a admitir como tendo sido de sua autoria.

Devo no entanto, até pela argumentação que vem usando a propósito de todo este imbróglio, lamentar profundamente que o senhor José Sócrates, enquanto primeiro-ministro deste país, não tenha já pedido a demissão do cargo que ocupa e não tenha ido esconder a vergonha para bem longe da vista dos seus concidadãos.

Coisa que qualquer outro, no seu lugar e em situação idêntica, em qualquer país dessa Europa a que ainda nos vão deixando pertencer, teria já feito há muito tempo...

[O 'link' para tão notáveis exemplos da Arquitectura Portuguesa contemporânea foi-me proporcionado pela minha querida 'MPS', do 'Urzeira', a quem agradeço.]


60 comentários:

Anônimo disse...

Amiga
É a primeira vez que aqui venho !
Gostei do que li, gostei da musica,não queres dar um pouquinho mais de cor ás letras, para que não sejam de tão difícil leitura?
Não precisa ser vermelho!
Não é provocação! É apenas brincadeira. OK!
abraço
José Manangão

Unknown disse...

Uma verdadeira tentativa de homicidio por absoluto mau gosto.
Felizmente o autor assumido é conhecido.

Unknown disse...

Soube agora mesmo que um dos então responsáveis camarários na altura desta vergonha foi, muito recentemente, "retirado" da Camara Municipal por ordem do Ministro da Agricultura e recebeu um "cargo-tacho" numa qualquer Direcção do mesmo ministério. Assim já não será passivel de ser responsabilisado . Também não acredito que o viessa a ser, já que o inquerito apenas se destina a desviar a atenção e será inócuo como de costume uma vez que não será levado a cabo por qualquer identidade independente.
Afinal "está tudo controlado"!
Bj.
Rui V.

Porca da Vila disse...

Olá José Manangão,

Pois que seja a primeira de muitas. Obrigada.

Não sei a que letras te referes, mas imagino que o teu 'browser' não tenha carregado a imagem de fundo, que é quase negra e onde tudo se lê bastante bem. Quando não carrega, o fundo fica branco e então sim, algumas letras tornam-se complicadas de ler. Quando isso te acontecer deves fazer um 'reload' da página, que em Windows suponho ser 'Control+R'.

[Já te conhecia 'de vista', de ver comentários teus no 'Urzeira' e no 'Cantigueiro'.]

Um Xi Grande

Porca da Vila disse...

Olá Rui,

Também me cheira a manobra de diversão para desviar as atenções do Zé Sócrates. De qualquer maneira, este já não vai conseguir limpar tão cedo a má imagem que a questão das assinaturas de favor lhe veio criar.

Um Xi Grande

MPS disse...

Caríssima PV

Hoje faço minhas as palavras de outro. Neste caso, de João Miranda, do Blasfémias, que escreve assim:

«Sócrates escolhe as palavras sempre que fala deste tema. Diz “assumo a autoria”, não diz “fui eu que fiz”. Diz “os projectos que assinei são da minha responsabilidade”, mas não diz “os projectos que assinei foram feitos por mim”.»

Agora acrescento eu uma perguntinha: Sócrates prefere ser julgado por mau gosto do que por falta de ética? Se assim for, pelo menos ainda mostra ter um bocadinho de vergonha.

Um abraço

Porca da Vila disse...

Olá MPS,

Claro que sim! Antes ser acusado de falta de gosto do que de falta de ética! Que o ego do rapaz não iria aguentar uma coisa dessas!

Sócrates foi certamente instruído pelos assessores/advogados que o rodeiam para utilizar a terminologia que tem usado e que refere João Miranda. Nem tem outra alternativa, pois de contrário estaria a admitir a assinatura de trabalhos que não eram seus, com todas as consequências que daí poderiam advir-lhe.

Não sei se estará inscrito na Associação dos Engenheiros Técnicos [deve estar, pois de contrário não lhe seriam aceites os projectos nas Câmaras] e como é que aí estes problemas são resolvidos, mas na Ordem dos Arquitectos, por exemplo, a assinatura do trabalho de outrem é considerado um acto gravíssimo que dá direito a suspensão por vários meses! Tal como nas Câmaras Municipais, aliás, onde a suspensão pode ocorrer também, até por períodos ainda maiores! [Aqui na Reserva, suponho que pode ir até dois anos.]

Outra coisa que também não sei, é como conseguirá explicar que os seus 'clientes' o não conheçam apesar de lhe terem encomendado e pago os seus projectos...

Ah! E também não sei se o Fisco irá averiguar se Sócrates passou recibos pelas quantias recebidas, a quem foram passados e se terão sido devidamente incluídos nas Declarações de IRS! Esta é que talvez viesse a ser a parte mais interessante!...

Um Xi Grande

samuel disse...

Cara PV

Em "defesa" das casas do Sócrates de então, devo dizer que as mentiras do Sócrates de agora são ainda mais aberrantes! A arrogância com que as diz, pensando que convence, é apenas ridícula.

Abreijos

Porca da Vila disse...

Olá Samuel,

O senhor Sócrates tem vindo a afirmar-se como um exemplo notável do 'chico-espertismo' português. O Armando Vara, que para mim era o melhor até agora [dentro do PS] está a ficar definitivamente para trás!...

Um Xi Grande

Anônimo disse...

A ver a mostra dos espelhos de alma da criatura, a música era tão boa tão boa, que não tive paciência.
Creio que o D. Carlos tinha a qualidade de prever o Futuro quando se referia à ‘Piolheira’, lugar dos piolhosos e não era o Povão, não.

Anônimo disse...

Há sinais no ar de quem fez o Aborto lhe está a tirar o tapete.

Para ler nas entrelinhas e ter cuidados com os próximos.

Meg disse...

Amiga Porca, há dois dias que não consigo entrar aqui e na maior parte dos blogues, não sei o que se passa com o Int.Exp.que não me deixa entrar nem nos comentários. Agora foi um milagre.
Tenho de mandar um SOS para alguém me ajudar.

Olha, dos projectos e das falsidades, ainda não está tudo dito, parece (ouvi) que há quem esteja a verificar, tim-tim por tim-tim, o que se passou com o inginheiro.Oficialmente.
Vamos esperar para ver. Que a menos que "suceda" alguma coisa entretanto, isto ainda vai dar que falar.
E agora, um xi pa ti e até não sei quando...

rendadebilros disse...

Eu estou espantada com a tua - mas não devia estar que sei que és competentíssima no que te propões fazer! - investigação, que deu um resultadão! Algumas dessas casas conheço-as "de vista" ... lindas... a "fábrica" é do próprio F. Caldeira. A terra muitas vezes citada é Cavadoude... mas isto fica cá no fim do mundo, nunca o PM imaginaria que descobriam tais "belezas"!Mais: cada palavra que o dito sr. diz são pensadas e estudadas ao milímetro... para isso escolheu os assessores. O dito Patrício com J. Valente, Presidente da Câmara e F. Caldeira são todos amicíssimos desde os tempos de "estudantes"!... e essas amizades e favores pagam-se um dia... bem pagas...com tachos e tal e coisa...
Bom fim de semana. Beijos. Parabéns pela pesquisa.

Porca da Vila disse...

Olá Zé [ZM?...],

Pode ser que até nem lhe tirem o tapete, ou que nem seja preciso por cair por si só! Destas vergonhas é que já não se livra!...

Xi Grande

Porca da Vila disse...

Olá Meg,

Imagino que a rapaziada do Belmiro de Azevedo, ou do Público, o que é a mesma coisa, esteja a vasculhar tudo, sim. O homem jurou vingança e não vai descansar enquanto não destruir a carreira política do Zé Sócrates!

[Vai por mim, usa o 'Firefox' em vez do 'Explorer', e verás como tudo funciona muito melhor. São os próprios responsáveis do 'Blogger' que o dizem.]

Um Xi Grande

Porca da Vila disse...

Olá Renda,

Palpita-me que até os desenhadores que rabiscaram aquelas obras de arte, pois não tenho dúvidas de que a maior parte 'daquilo' saiu das mãos de desenhadores das Câmaras envolvidas no imbróglio, vão ter direito a um tacho qualquer para manterem a boca calada!

Bom fim-de-semana para ti também.

Xi Grande

Chanesco disse...

Cara Porca da Vila

Por este país fora o que mais se vê são aberrações arquitectónicas do género. Diga-se que a clientela aldeã, muitos emigrantes, também não era exigente, porque, por desconhecimento, não sabia o que exigir.
"Ó sr, Enegenheiro faça como melhor entender"
Como em terra de cegos quem tem olho é rei, os "socrates" faziam como melhor entendiam para seu benefício.
Hoje, felizmente, as pessoas já vão sabendo o que querem e as cãmaras já não aprovam projectos sem mais nem menos.
O Eng. Socrates teve o azar de vir a ser primeiro ministro e descrobriram-lhe a careca. Caso contrário continuaria assinar de cruz e assasinar o bom gosto, e a qualidade na construção. Agora assassina a ética pondo em causa a classe profissional.

Jorge P. Guedes disse...

Há já tempos que tinha visto essas extraordinárias obras que, de resto, muito me serviram para o restauro de um barracão de alfaias agrícolas que, por falta de inspiração minha, ainda não havia remodelado. Bem-Haja, pois, da minha parte, ao autor dessas preciosidades arquitectónicas.

E pronto, de vez em quando também é preciso dizer bem do senhor!...

Um abraço.
Jorge G.

Porca da Vila disse...

Olá Chanesco,

Devemos então concluir que a ascensão do Zé Sócrates a primeiro-ministro foi um bem para o país! Nunca tinha visto a 'coisa' por esse lado... o estético, claro!

Um Xi Grande

Porca da Vila disse...

Jorge,

Tento imaginar o aspecto do teu barracão...

[Atenção aos direitos de autor, não vá o senhor 'Engeinheiro' mover-te ainda algum processo por lhe copiares o estilo!...]

Um Xi Grande

Menina do Rio disse...

Querida, passo pra te deixar um beijinho de boa semana

Porca da Vila disse...

Olá Menina do Rio,

Outro para você.

Xi Grande

rendadebilros disse...

Vai ver , quando tiveres vagar, o desafio que te deixei... se te agradar, só se te agradar... desafia também alguém...
Beijos.

Meg disse...

Minha rica Porca,

Então aqui não se trabalha?
Ou ficaste impressionada com as explicações do sr.inginheiro?
Ou então estás solidária comigo! Se é isso, agradeço, mas sabes que afinal a culpa dos meus problemas é daquela querida PT que nos serve tão bem. São só mais dois dias, e nos intervalos vou fazendo o que posso. Espero que esteja tudo bem contigo.

Um xi pa ti

Porca da Vila disse...

Olá Renda,

Vou ver, vou!... Embora isto por aqui ande meio 'empancado', lá vou eu...

Um Xi Grande

Porca da Vila disse...

Olá Meg,

É quase uma questão de solidariedade, mas forçada. É que no meu local de trabalho a 'net' está uma verdadeira desgraça de há uns quinze dias para cá. Para carregar uma página, quando [por sorte] carrega, são cinco, seis minutos à espera. Uma autêntica tortura chinesa que dá cabo dos nervos a qualquer cristão! Depois, quando à noite chego a casa, o tempo e a paciência já são escassos. Vamos ver se na próxima semana isto se compõe. De resto está tudo bem comigo. Obrigada pela tua preocupação.

Um Xi Grande

MPS disse...

Caríssima PV

Vinha perguntar por si, mas já me respondeu através da Meg.

Um abraço

Meg disse...

Olha amiga Porca,
Só vim "picar o ponto" e ver se está tudo nos conformes.
Não te dês ao trabalho de responder, ok?
Um xi pa ti

Ka disse...

Amiga Porca,

Totalmente de acordo contigo!
E sim, também acho que a ascensão do socas terá sido um bem, ou então um mal menor?!?!?!

E assim vão as coisas neste pais que se enterra a passos largos.
Sabes o que mais me assusta? É que se fossemos a votos a criatura voltava a ganhar!!!

Um xi da ka

Carminda Pinho disse...

Pois é minha amiga,
este ingenheiro saiu-nos pior do que a encomenda. Tanta trapalhada, tanta mentira (que já nem sequer ameaça em pôr processos em tribunal).
Mas olha, vendo a entrevista que deu à SIC, ou melhor a propaganda que lá foi fazer, porque aquilo de entrevista não teve nada, os jornalistas até cara tinham de vendidos, parece que estamos a viver no melhor dos mundos. :(

Beijinhos

Jorge P. Guedes disse...

OLÁ!

Já li que nada de mal com a saúde te tem retirado das lides. Ainda bem, que o resto, resolve-se com tempo e muita paciência!

Um abraço e boa semana.

Jorge G.

MPS disse...

Caríssima PV

Pelos vistos, os fornecedores da Internet estão a seguir o calendário de encerramentos do governo! Raios partam isto!

Um abraço

Meg disse...

Amiga PV, aiaiai....
Será preciso fazer uma manif?
Já viste esta mania que "a gente" tem de vir para aqui à tua procura?

Espero que seja só trabalho... e só net.

De qualquer maneira sempre venho para estes lados, pois gosto de ir espreitar umas urzes lindíssimas aqui ao pé, que são uma alegria para os olhos e me lembram a minha serra da Freita...

UM XI GRANDE PA TI

rendadebilros disse...

Estes dias andam para aqui nas Jornadas Parlamentares ... vieram ver a linda obra!
Beijos. Saudades!

Unknown disse...

TRUZ, TRUZ..?
Que é feito?
Espero que esteja TUDO BEM!
Rui V.

Meg disse...

Amiga Porca

Vim fazer o reconhecimento da área,

Deixo

Um Xi pa ti

Carminda Pinho disse...

Porca,
não me digas que te "calaram" o blog...tenho visto e ouvido tanta coisa que, não me admirava nada...

Beijos

rendadebilros disse...

Amiga
Sinto a tua falta. Está tudo bem?
Beijos.

Jorge P. Guedes disse...

Longa e estranha ausência, mas tu é que sabes da tua vida.
Logo que não haja problemas de saúde...

Deixo um abraço e aguardo.

Jorge G.

Abrenúncio disse...

Então os Yankees exterminaram a Reserva ou quê?!
Saudações do Marreta.

Meg disse...

Amiga Porca,

Torço para que sejas bem sucedida,
e que consigas os teus objectivos.

Entretanto, um xi pa ti!

MPS disse...

Querida PV

Ao menos um sinal...

Um abraço

Ka disse...

noc noc noc
tap tap tap
Está aí alguém?


Ó de Caaaaasaaaaaa
Então isto fica por aqui ao abandono???

Miga amiga espero que esteja tudo bem e que sejam só problemas da net. Vê se voltas a tempo das celebrações :D

Um xi (Azuuuuuulll mas tão azuuuuuullll)

Meg disse...

Amiga Porca,

Em dia de aniversário, HOJE tenho uma surpresa para os amigos.
Espero por ti.
Um abraço

Jorge P. Guedes disse...

Até que queiras!
Sabes onde estou se precisares.

Um abraço.
Jorge G.

Meg disse...

Amiga Porca

Já deve faltar pouco para voltares.
E que o trabalho corra bem, que é o principal.

Um xi pa ti

Porca da Vila disse...

Olá MPS,

Depois de quase um mês de trabalhos forçados que me afastaram completamente destas lides, aqui estou de novo. Peço desculpa por só agora dar sinais de vida, mas os tais trabalhos, com muita pena minha, não permitiram que fosse de outra forma.

Um Xi Grande

Porca da Vila disse...

Olá Meg,

Hoje é a minha vez de vir 'picar o ponto', justificar uma data de faltas, e agradecer as passagens que foste fazendo por aqui. Obrigada. Foi um mês dos diabos em que o tempo não dava para nada que não fosse trabalho e mais trabalho.

Um Xi Grande

Porca da Vila disse...

Olá Ka,

Foi abandono mesmo, mas o tempo não tem sobrado para nada e só agora a minha vida está a voltar à normalidade.

Celebrações?! Pois claro! [está quase...]

Um Xi Azul

Porca da Vila disse...

Olá Carminda,

Felizmente não me calaram. Eu é que tive umas 'férias' inesperadas, por boas razões, que me obrigaram a andar afastada destas coisas. Tudo OK agora.

Um Xi Grande

Porca da Vila disse...

Olá Jorge,

Foi apenas trabalho, felizmente, que me absorveu por completo nas últimas semanas. Não tenho visitado ninguém, nem sequer tenho passado aqui pela Reserva.

Agora falta é ganhar o ritmo anterior, que estas coisas perdem-se e a preguiça está a atacar com força!

Um Xi Grande

Porca da Vila disse...

Olá Renda,

Como já expliquei aí para cima, meti-me em trabalhos que me ocuparam a tempo inteiro. Daí a minha ausência destas andanças.

Um Xi Grande

Porca da Vila disse...

Olá Rui,

Tudo bem agora. Estou de volta às lides.

Um Xi Grande

Porca da Vila disse...

Olá Marreta,

Por enquanto, a Reserva resiste ainda e sempre [já li isto em qualquer lado...] ao invasor! Eu é que estive de 'férias' por uns dias!

Um Xi Grande

MPS disse...

Querida PV

Bem-vinda às lides.

Por agora desejo-lhe umá Páscoa feliz.

Um abraço

Meg disse...

Minha querida PV

Querem ver que este ano não há folar!!! Nem umas amendoitas.
Sabes que estou a brincar.
Uma boa Páscoa, descanso, poucas amêndoas e um abraço

Porca da Vila disse...

MPS,

Está a custar, pois a inércia é de respeito...

Boa Páscoa para si também.

Um Xi Grande

Porca da Vila disse...

Olá Meg,

Boa Páscoa também para ti. Com folar e muitas amêndoas!

Um Xi Grande

Nuno Raimundo disse...

Passei para desejar BOA PÁSCOA!
bjs

Porca da Vila disse...

Olá Nuno,

Boa Páscoa para ti também, e obrigada pela visita.

Xi Grande

Retratos