A Reserva

Encravada entre a província portuguesa de Trás-os-Montes e a província espanhola de Zamora [Castilla y León], a região da Braganzónia [Braganza+Amazónia] é considerada, como sempre foi pelo Poder [monárquico ou republicano] de Lisboa, uma autêntica Reserva de Índios, reconhecida por qualquer viajante esclarecido como das mais atrasadas da Europa.

Atrasada, abandonada, desprezada, quase renegada e indesejada!

E não poucas vezes espoliada do pouco que já lhe resta para além da genica, do orgulho e da dignidade dos que nela vão sendo ignorados!

Para os Senhores do Poder, a Braganzónia foi sempre um empecilho que apenas dá despesa, poucos impostos e quase nenhuns votos!

Que os interessou apenas enquanto foi preciso recrutar mancebos fortalhudos, habituados à fome e à porrada, para mandar às guerras de África!

A reserva abrange actualmente 106 tribos, agrupadas em 49 zonas de caça dispersas por uma área de 1.173 quilómetros quadrados.

Eram 34.752 os índios que ocupavam esta vasta área em 2001 [trinta por quilómetro quadrado].

Algumas dessas tribos, as da metade Norte da reserva, desde a fronteira espanhola até aos velhos trilhos que ligam Braganza [a tribo maior] à zona Leste de Vinhais [reserva irmã da Braganzónia] e à zona Oeste de Alcañices [reserva espanhola pouco menos desprezada por Madrid], foram há uns anos atrás, sem para tal serem ouvidas e contra-vontade, integradas no Parque Natural de Montesinho.

Transformando-lhes o quotidiano num verdadeiro inferno porque, entre outras coisas, lhes não é sequer permitido cortar livremente a lenha de que são donos para manter o fogo que lhes aquece o corpo durante o Inverno. Que na Braganzónia é rigoroso, faz doer as unhas e gelar os rios!

Agora, cada índio tem que [muito respeitosamente] solicitar aos Senhores do Parque o especial favor de uma autorização para cortar meia dúzia de paus que mal chegam para os gatos tirarem o frio do lombo!

Melhor fora que o tal Poder os abandonasse de vez à sua sorte para livremente poderem decidir o futuro!

06 dezembro, 2007

Braganzónia 'Reloaded'


Resolvida que foi a embrulhada que nos obrigou a todos a trocar um 'i' por um 'y', e posta já de lado qualquer hipótese de recuperação, chegou a hora, qual 'Fénix', de o 'Braganzónia' renascer para novos desafios.

Para trás ficou o desgosto de ver perder dezenas de imagens de que não tinha guardado o original, por culpa do mau hábito [que agora perdi] de as deitar fora logo que ficavam alojadas no 'Blogger', pois sempre pensei que ali permaneceriam guardadas em segurança, independentemente da existência do 'blog'.

Enganei-me, e aprendi a lição...

Pela frente fica agora a vontade de manter o rumo traçado em Agosto de 2006, com o mesmo entusiasmo e o mesmo prazer que sempre me animaram.

Os textos, que consegui recuperar completamente, tal como os comentários correspondentes, irão sendo paulatinamente republicados com as datas originais, e espero que em breve a 'casa' fique praticamente igual ao que era antes. Com excepção das tais imagens perdidas, que terei de substituir por outras.

Como é uso dizer-se aqui pela Reserva, como ainda ontem, 'an Mirandés', pois claro!, me lembrou o meu querido 'Tortulhas' — "se un die bires un stamuntano a andar a las arreculas, nun penses que stá a andar al para trás; stá solo a agarrar baláncio" — vou mesmo ficar a pensar que tudo isto não passou de um mero tomar de balanço para nova caminhada...

Para todos, um Xi do tamanho da Braganzónia. Seja com 'i', seja com 'y'...


11 comentários:

Ka disse...

Ó minha cara amiga,

Agora até me senti mal (risos)
Entro aqui e além de visual novo apanho logo com uma àguia???????

Precisas de uma dragão? (risos)
É que se precisares não há problema pois eu tento arranjar-te um, desde que a dit desapareça rapidamente deste post...lol

Brincadeiras à parte ainda bem que estás de volta e vou já fazer a actualização nos meus links :)

Um xi da ka (Adivinha lá a cor...hehe)

MPS disse...

Caríssima PV

Felizmente não esmoreceu.

Um grande abraço

Anônimo disse...

Querida amiga valente :)

Pois claro que não interessa se é i ou y ... Importa é que tu estejas bem e perto!
E ... no meio desta vida louca não me apercebi até hoje do que se passou pelo que, solidariedade total e completa e parabéns pela força :)
bjinho

Anônimo disse...

E não merecias ... e é estranho ... e se foi obra de algum mentecapto, raios o partam!
Desculpa o vocabulário mas tinha que verbalizar isto. Assim, tornar-se-á realidade ;).
'Jinhos!

Porca da Vila disse...

Olá Ka,

Águia?! Esta agora!... Desculpa lá, mas eu não vejo nenhuma! Eu vejo é um Dragão! Não é lá muito azul, mas é um Dragão! EhEh!

Um Xi Grande e bem Azul

Porca da Vila disse...

Olá MPS,

Não podia. Haveria de ficar para sempre a lamentar não ter continuado. Seria também uma ingratidão para com os amigos que nestes dias me animaram.

Obrigada por tudo.

Um Xi Grande

Porca da Vila disse...

Olá Moriae,

Obrigada. Isto esteve meio complicado, mas agora está praticamente normal, e até já recomecei a desancar nos politiqueiros. Hoje foi a vez do governador civil aqui da Reserva.

Falta ainda republicar a maior parte dos 'posts' mais antigos, recuperar muitas imagens, mas isso é para ir fazendo com tempo.

[Fico a pensar se a 'Marilú' não me terá rogado alguma praga...]

Um Xi Grande

Meg disse...

Eu bem me parecia que tu não estavas a andar para trás... era só a tomar balanço, e que grande balanço.
Olha e eu a saber de ti lá no outro lado, num lado qualquer, já não sei onde.
E agora só entrei aqui pelo link do Ab initio, que o meu endereço está errado.
Olha não gosto nada deste Requiem a esta hora do crepúsculo.

Força, amiga Porca, já não te perco. Vou já actualizar o link.

Um xi pa ti!

Porca da Vila disse...

Olá Meg,

Respondo-te quase às quatro da madrugada, já só com um olho [pouco] aberto... Há dias [noites] assim!...

Mas fico cá a pensar se não andarás por aí um 'cibinho' [termo cá da Reserva] mais perdida do que eu!... [Vens do 'outro' lado... chegas via 'Ab initio'... não gostas do 'requiem'... Hummm...]

Um Xi dos Grandes

Meg disse...

Amiga PV,

E não é que tens razão!
E eu a pensar que não se notava...!
Pois é, qualquer dia acontece-me o mesmo cá em casa. Vai tudo por água abaixo.
Eu bem tento (ah...für Elise!) mas sinto-me como o elefante na loja de louças...

Um XI GRANDE pa ti

Porca da Vila disse...

Olá Meg,

Antes que aconteça algo, aconselho-te a fazer um 'backup' completo de todo o 'blog'. Não só do 'template', mas dos textos e imagens de todos os 'posts', e até dos comentários.

Assim ficas com tudo em segurança e evitas surpresas como a que eu tive.

Um Xi, e bom resto de fim-de-semana

Retratos