A Reserva

Encravada entre a província portuguesa de Trás-os-Montes e a província espanhola de Zamora [Castilla y León], a região da Braganzónia [Braganza+Amazónia] é considerada, como sempre foi pelo Poder [monárquico ou republicano] de Lisboa, uma autêntica Reserva de Índios, reconhecida por qualquer viajante esclarecido como das mais atrasadas da Europa.

Atrasada, abandonada, desprezada, quase renegada e indesejada!

E não poucas vezes espoliada do pouco que já lhe resta para além da genica, do orgulho e da dignidade dos que nela vão sendo ignorados!

Para os Senhores do Poder, a Braganzónia foi sempre um empecilho que apenas dá despesa, poucos impostos e quase nenhuns votos!

Que os interessou apenas enquanto foi preciso recrutar mancebos fortalhudos, habituados à fome e à porrada, para mandar às guerras de África!

A reserva abrange actualmente 106 tribos, agrupadas em 49 zonas de caça dispersas por uma área de 1.173 quilómetros quadrados.

Eram 34.752 os índios que ocupavam esta vasta área em 2001 [trinta por quilómetro quadrado].

Algumas dessas tribos, as da metade Norte da reserva, desde a fronteira espanhola até aos velhos trilhos que ligam Braganza [a tribo maior] à zona Leste de Vinhais [reserva irmã da Braganzónia] e à zona Oeste de Alcañices [reserva espanhola pouco menos desprezada por Madrid], foram há uns anos atrás, sem para tal serem ouvidas e contra-vontade, integradas no Parque Natural de Montesinho.

Transformando-lhes o quotidiano num verdadeiro inferno porque, entre outras coisas, lhes não é sequer permitido cortar livremente a lenha de que são donos para manter o fogo que lhes aquece o corpo durante o Inverno. Que na Braganzónia é rigoroso, faz doer as unhas e gelar os rios!

Agora, cada índio tem que [muito respeitosamente] solicitar aos Senhores do Parque o especial favor de uma autorização para cortar meia dúzia de paus que mal chegam para os gatos tirarem o frio do lombo!

Melhor fora que o tal Poder os abandonasse de vez à sua sorte para livremente poderem decidir o futuro!

05 setembro, 2007

Governo a Pilhas



"Em apenas um ano, Portugal subiu 41 lugares na classificação dos países com melhores práticas de governo electrónico. Na lista de 198 Estados, esta terça-feira divulgada pela Universidade de Brown, Portugal é o sétimo país do mundo e o segundo da Europa apenas atrás do Reino Unido."

in ' TSF-Online '


Que se lixem os salários miseráveis que nos pagam. Que se lixe o desemprego galopante que nos ameaça. Que se lixe o Povo obrigado a emigrar para o país dos outros. Que se lixem as Escolas que nos fecham todos os dias. Que se lixem os impostos absurdos que nos obrigam a pagar. Que se lixe a Saúde que tiram aos pobres para dar aos ricos. Que se lixe a Justiça que oprime os fracos e favorece os poderosos. Que se lixem os lucros exorbitantes dos 'compadres' de Bilderberg. Que se lixem as promessas que o Governo não cumpre. Que se lixem as OTA's e os TGV's. Que se lixe o imenso buraco que são as contas do Estado. Que se lixe a cada vez maior desigualdade entre classes sociais...

Eu gosto é de um país assim... De merda, mas entre os primeiros! Mesmo com um Governo a pilhas...


21 comentários:

Anônimo disse...

Porca,
Já to disse outras vezes, mas repito sempre que for preciso... quem fala assim não é gago(a).
Não tenho mais nada a acrescentar.Estou farta

Um xi pa ti

Anônimo disse...

Fizeste uma correcta enumeração das questões que parece que desandam a cada passo... acho que essse estudo apostou nas novas oportunidades. Tudo tão teconologicamente desviado do lugar... Parece que tiveram em conta que o Verão acaba aqui mais tarde e há sol , muito sol ... para impedir que se veja bem o pântano...

beijos.

Anônimo disse...

Mas o que querem esses tipos com esse ranking ? Isso servirá para quê?

Olha, pá, eu devo estar a ficar doente, palavrinha!

um abraço

Anônimo disse...

Plenamente de acordo. Um país de merda, onde alguns se safam!

Anônimo disse...

Oh Porca!
Então isso diz-se dos senhores que querem só o nosso bem?
Que estão na política como a madre Teresa estava para os pobres, só para fazer o Bem?
E achas que se cruzam também na cama, ...hummmm! ná, não me parece que o ganda nóia faça o género do sr. Pinto.
Eu sei que isto não anda com graça nenhuma, mas fizeste-me rir, o que é que queres? São os nervos, ou tou a ficar maluca! Ahahahahahahah!

Beijokas

Anônimo disse...

mais um "estudo" marado... ou martelado...por uma universidade com cor de bosta...

Anônimo disse...

" ...Suave toque de seda preciosa
Cobertura fina e lustrosa ..."

At sempre ...

Anônimo disse...

Pelo menos a mim este governo mete-me pilhas de nervos. Há personagens que só de as ouvir já fico uma pilha, nisso não haja dúvidas batem todos os records. As pilhas deste governo devem ser Duracell pois não há quem os páre! Será que com as novas negociatas que para aí vêm com a Língua Portuguesa o "h" também vai cair? Ficávamos com um governo a pilas, certamente frouxas e desgostantes (os ingleses usam um termo que melhor se lhe aplica: disgusting!)
O Luikki tem razão: não passa de mais uma bosta de um estudo para os portugueses emprenharem pelos ouvidos e se julgarem os maiores em seja lá o que for para além de tanta miséria, de tamanho deserto de expectativas!

Um abraço

Anônimo disse...

Olá Meg,

Tem calma, que um dia farta-se o Povo de aturar esta cambada de aldrabões!

Um Xi da Porca

Anônimo disse...

Olá RendaDeBilros,

Não tiveram certamente em conta, entre outras coisas, o registo automóvel via Internet que ninguém pode fazer porque ninguém tem ainda o famigerado 'cartão de cidadão' no continente...

Corja de mentirosos!

Um Xi da Porca

Anônimo disse...

Olá Jorge,

Anima-te, que um dia ainda vamos ter o melhor governo do mundo! [o mais aldrabão, acho que já é]

Agora a sério, isto é tão ridículo que chego a pensar se não estará tudo doido naquele governo!

Um Xi da Porca

Anônimo disse...

Olá Vieira Calado,

Onde quase sempre os mesmos se safam, diria eu. Os outros, os que trabalham, esses estão condenados a sobreviver apenas.

Um Xi da Porca

Anônimo disse...

Olá Carminda,

Claro que só querem o nosso bem! É só enquanto duram as campanhas eleitorais, mas já é alguma coisa!

Nós é que somos uns ingratos e passamos os intervalos das eleições a falar mal deles!...

Um Xi da Porca

Anônimo disse...

Olá Luikki,

Já nem sei se chore, por tanta pouca-vergonha, se me ria por tanta estupidez deste bando de vigaristas que tenta fazer dos outros burros com patetices destas.

Um Xi da Porca

Anônimo disse...

Olá Moinante,

Volta sempre. Obrigada pela visita.

Um Xi da Porca

Anônimo disse...

Olá Kaotica,

Parece que ainda há quem não saiba, mas as Duracell também se acabam. Leva é mais tempo...

Um Xi da Porca

Anônimo disse...

Querida porca

Passa lá no Pafúncio para receber teu prémio da Corrente da Amizade!

Um abraço

Anônimo disse...

bolas! Gosto mesmo do que escreves! E raios os partam a todos! De tanto o repetir ainda vai acabar por acontecer! Ai vai vai ;)

Jis, amiga P.

Anônimo disse...

Olá Moriae,

Vai certamente. Mais tarde ou mais cedo, as pilhas acabam por se gastar...

Um Xi da Porca

Anônimo disse...

Que raio de associação essa, entre "pilhas" e "merda" ? Será que queres dizer "pilhas de merda", "pilha-galinhas", "cérebros de galinha","merda nos cérebros"?

Qualquer uma podia valer!

O outro pateta, dizia: "é a vida", e fugiu dizendo que "isto" era tudo um pantano. A este faltam-lhe pilhas no cérebro e está a conseguir pôr tudo de "pantanas".

Bj.
IN-Provavel

Anônimo disse...

Olá Rui,

Este não vai fugir. É surdo e cego, e não é capaz de entender a merda que está a fazer. Irá embora apenas quando o Povo lhe negar os votos...

Um Xi da Porca

Retratos