A Reserva

Encravada entre a província portuguesa de Trás-os-Montes e a província espanhola de Zamora [Castilla y León], a região da Braganzónia [Braganza+Amazónia] é considerada, como sempre foi pelo Poder [monárquico ou republicano] de Lisboa, uma autêntica Reserva de Índios, reconhecida por qualquer viajante esclarecido como das mais atrasadas da Europa.

Atrasada, abandonada, desprezada, quase renegada e indesejada!

E não poucas vezes espoliada do pouco que já lhe resta para além da genica, do orgulho e da dignidade dos que nela vão sendo ignorados!

Para os Senhores do Poder, a Braganzónia foi sempre um empecilho que apenas dá despesa, poucos impostos e quase nenhuns votos!

Que os interessou apenas enquanto foi preciso recrutar mancebos fortalhudos, habituados à fome e à porrada, para mandar às guerras de África!

A reserva abrange actualmente 106 tribos, agrupadas em 49 zonas de caça dispersas por uma área de 1.173 quilómetros quadrados.

Eram 34.752 os índios que ocupavam esta vasta área em 2001 [trinta por quilómetro quadrado].

Algumas dessas tribos, as da metade Norte da reserva, desde a fronteira espanhola até aos velhos trilhos que ligam Braganza [a tribo maior] à zona Leste de Vinhais [reserva irmã da Braganzónia] e à zona Oeste de Alcañices [reserva espanhola pouco menos desprezada por Madrid], foram há uns anos atrás, sem para tal serem ouvidas e contra-vontade, integradas no Parque Natural de Montesinho.

Transformando-lhes o quotidiano num verdadeiro inferno porque, entre outras coisas, lhes não é sequer permitido cortar livremente a lenha de que são donos para manter o fogo que lhes aquece o corpo durante o Inverno. Que na Braganzónia é rigoroso, faz doer as unhas e gelar os rios!

Agora, cada índio tem que [muito respeitosamente] solicitar aos Senhores do Parque o especial favor de uma autorização para cortar meia dúzia de paus que mal chegam para os gatos tirarem o frio do lombo!

Melhor fora que o tal Poder os abandonasse de vez à sua sorte para livremente poderem decidir o futuro!

15 abril, 2007

Pato...


"Antes da sua patética ‘explicação’ Sócrates era criticado por nada dizer. Mas não era uma crítica. Era uma provocação. E Sócrates caiu que nem um pato. Agora é criticado por nada ter dito de novo. Por só ter ‘explicado’ o que já estava explicado. Por não ter explicado o inexplicável...

...Das dúvidas sobre o seu curso passámos para as dúvidas sobre o seu discurso. Agora falamos das suas ‘explicações’ mal explicadas, e não de blogues ou textos dos jornais. Lamentável...

...Sócrates e os seus conselheiros mais chegados embruteceram. Esqueceram o óbvio. Que o simples facto de Sócrates se prestar a dar explicações revela que alguma coisa achava haver para explicar. Natural teria sido que Sócrates remetesse os seus inquisidores para as escolas por onde passou, se nada receasse. Agora espera-o o inferno, em lume brando, porque já nada depende dele."

João Marques dos Santos, in ' Correio da Manhã '


Pato foi o Povo, ao dar poder absoluto a um indivíduo que afinal, pelo que se vê, revela ser pouco sério e honesto.

Restará, por enquanto, que cada um fique com as suas dúvidas. Certo, é que a imagem de Sócrates não mais será a mesma.

6 comentários:

Anônimo disse...

J.Marques dos Santos escreve o óbvio, que por ser tão óbvio não ocorreu aos iluminados do staff do PM.

Agora, quem votou no homem que faça as contas...

Anônimo disse...

Estou basicamente nas tintas para a imagem com que ele fica pois a que sempre tive nunca foi boa...só fica um amargo de boca por constatar que mais uma vez tinha rzão... e ainda por cima temos de levar com ele mais 2 anos!!!

Resto de bom domingo

Um xi da ka

Anônimo disse...

Nova BOMBA é que já anda a pairar no "Braganza Mothers": parece que alguém descobriu que o Cavalheiro andou 4 anos, em Coimbra, para fazer... 3 cadeiras. Espera-se confirmação.
Aí, ele acaba!...
Agradeço que nos vistem e deixem, aqui, ou lá, quaisquer informações de que disponham.
Bem dizia alguém aqui: "Comecem por investigar Coimbra..."

Anônimo disse...

Jorge,

Contas? Ainda agora ouvi, na Antena 1, que 47% dos inquiridos, suponho que pelo 'Expresso' [não fixei bem], acha que o Sócrates está a ser sério e honesto nesta história dos 'canudos'!...

Este povo só abre os olhos quando lhe baixam mesmo as calças...

Um Xi da Porca

Anônimo disse...

Ka,

O Diabo seja surdo! Espero que caia antes!

Um Xi da Porca

Anônimo disse...

Arrebenta,

O 'post' já não está lá [Sinistra Ministra].

Gostava de ter visto.

Um Xi da Porca

Retratos