A Reserva

Encravada entre a província portuguesa de Trás-os-Montes e a província espanhola de Zamora [Castilla y León], a região da Braganzónia [Braganza+Amazónia] é considerada, como sempre foi pelo Poder [monárquico ou republicano] de Lisboa, uma autêntica Reserva de Índios, reconhecida por qualquer viajante esclarecido como das mais atrasadas da Europa.

Atrasada, abandonada, desprezada, quase renegada e indesejada!

E não poucas vezes espoliada do pouco que já lhe resta para além da genica, do orgulho e da dignidade dos que nela vão sendo ignorados!

Para os Senhores do Poder, a Braganzónia foi sempre um empecilho que apenas dá despesa, poucos impostos e quase nenhuns votos!

Que os interessou apenas enquanto foi preciso recrutar mancebos fortalhudos, habituados à fome e à porrada, para mandar às guerras de África!

A reserva abrange actualmente 106 tribos, agrupadas em 49 zonas de caça dispersas por uma área de 1.173 quilómetros quadrados.

Eram 34.752 os índios que ocupavam esta vasta área em 2001 [trinta por quilómetro quadrado].

Algumas dessas tribos, as da metade Norte da reserva, desde a fronteira espanhola até aos velhos trilhos que ligam Braganza [a tribo maior] à zona Leste de Vinhais [reserva irmã da Braganzónia] e à zona Oeste de Alcañices [reserva espanhola pouco menos desprezada por Madrid], foram há uns anos atrás, sem para tal serem ouvidas e contra-vontade, integradas no Parque Natural de Montesinho.

Transformando-lhes o quotidiano num verdadeiro inferno porque, entre outras coisas, lhes não é sequer permitido cortar livremente a lenha de que são donos para manter o fogo que lhes aquece o corpo durante o Inverno. Que na Braganzónia é rigoroso, faz doer as unhas e gelar os rios!

Agora, cada índio tem que [muito respeitosamente] solicitar aos Senhores do Parque o especial favor de uma autorização para cortar meia dúzia de paus que mal chegam para os gatos tirarem o frio do lombo!

Melhor fora que o tal Poder os abandonasse de vez à sua sorte para livremente poderem decidir o futuro!

18 abril, 2007

Aqui, há Gato...


"A UnI anunciou 'declarações bombásticas' para hoje, mas, à última hora adiou a conferência de Imprensa até ao regresso de Sócrates de Marrocos. Entretanto, tornou-se pública a prova escrita de Inglês Técnico. Tem data posterior ao certificado de habilitações entregue à Câmara da Covilhã...

...O texto está dactilografado e é acompanhado por uma fotocópia de um cartão impresso em nome do 'secretário de Estado Adjunto do ministro do Ambiente' com o seguinte texto manuscrito: 'o José Sócrates envia-lhe, como combinado, o texto da cadeira de Inglês Técnico. Receba com amizade do seu...'."

in ' Expresso '



Não será tanto por este método bizarro de concluir uma cadeira, ou pelo facto de se tratar de uma simples folha dactilografada sabe-se lá por quem e aonde, ou por esta ter sido acompanhada de um cartão muito 'conveniente' que a 'coisa' não cheira bem.

Será mais porque, para além de inúmeros erros, muitos dos quais parecem haver 'escapado' ao professor, na dita folha pode estar de tudo menos inglês técnico associado à área da Engenharia Civil. Dessa matéria, seja Hidráulica, Vias ou Estruturas, neste texto, não há nada!... O que é estranho...

Porque tal como está, poderia até confundir-se com a 'cábula' de uma intervenção qualquer de um secretário qualquer, numa reunião qualquer num local qualquer, talvez redigida por um subalterno qualquer... E talvez posteriormente 'reciclada' para servir como se fosse um trabalho curricular qualquer...

Estranho é, também, para além do facto de o texto ser dactilografado e não manuscrito, que a folha não contenha um simples cabeçalho que permita identificar o aluno ou a cadeira em causa!...

Muito estranho...

11 comentários:

Anônimo disse...

BOA, Porca amiga, excelente!

Acho que vou fazer um Mestrado e um Doutoramento simultâneos...em Física Nuclear.

Como combinado, aqui te envio o texto da cadeira de Fisica Molecular:
Física Molecular é a parte da Física que espelica a istrutura molecular, as ligassões kímicas e as propiedades físicas que as moléculas apresentão.
Eu gosto munto desta fisica porque é boa para o corpinho, não deixa engordar.
e quero ser Enginheiro doutor de Fisica Nuclear.
Agora acabei o teste que já tá a tucar.

A seguir, isto é, para a semana, vou inscrever-me num partido que eu cá sei e daqui a dois anitos...conto com o teu voto!

Recebe esta com amizade do teu
JPG

Anônimo disse...

Ele, o JPG, esse mesmo, ontem mandou-me vir cá para me dares umas explicações, por favor, e o que encontro? Ele, JPG, vulgo Jorge, que parece ter o dom da ubiquidade!

Tenho-te "curtido" lá pelo Sino, e vim conhecer-te.

Um abraço

Anônimo disse...

Fiquei encantada por teres aqui fotos do meu paraíso... Freita e o "meu" rio Paiva. Já temos duas coisas, pelo menos, em comum...

Porca da Vila disse...

Jorge,

Ficas desde já aprovado com 18 valores. Se vês que não está bem, é só 'dezeres', os amigos estão cá para estas coisas!

Um Xi da Porca

Anônimo disse...

Jorge,

Ia-me esquecendo! Quando fores eleito para o tal lugar, não te esqueças desta tua amiga lá para aquele 'tachito' de que falámos.

Outro Xi

Anônimo disse...

Bem... posto este exemplo acho que vou tentar terminar a minha licenciatura, pedindo uns trabalhitos via fx ou mail... e nem vou ser muito exigente com a média...é que só quero mesmo ter o DR.!!!!

Anônimo disse...

Meg,

Bem-vinda ao 'Braganzónia'. Já te 'conhecia' dos teus comentários, sempre bem-humorados, no 'Sino da Aldeia'. E também já tinha passado pelo 'Recalcitrante', embora nunca tenha deixado comentários. Vou 'linká-lo' para não me esquecer de lá passar com mais frequência.

Minha nova amiga, aqui não é preciso ter explicações para fazer cadeiras. Basta fazer como o Sócrates... Uma folha com umas porcarias quaisquer e um cartãozinho amável a acompanhar, e está a cadeira feita. Tens é de prometer que me arranjas um 'tacho' qualquer [daqueles em que nem é preciso pôr lá os pés].

Um Xi da Porca

Anônimo disse...

Ka,

Cadeiras, licenciaturas, doutoramentos, MBA's... Tudo é possível neste circo em que Portugal se tornou! É só fazer como o Sócrates!...

E os 'trabalhitos' até nem precisam ser sobre a matéria da cadeira... Basta estar em posição [política] de prometer um 'tacho' ao Prof...

Um Xi da Porca

Anônimo disse...

Peço IMENSA DESCULPA, mas não posso deixar de me exprimir em vernáculo, não português mas transmontano, e dizer: FODA-SE QUE ISTO PASSA DAS MARCAS. Caso se confirmem todas estas VIGARICES, é urgente meter estes FdP na CADEIA, além de lhe serem arrestados TODOS os bens materiais ROUBADOS AO POVO!!!!

Anônimo disse...

Pastor Transmontano,

Não tens que pedir desculpa. Aqui cada um fala como lhe dá na gana, em bom Português! De preferência, à moda Transmontana!

Tens razão no que dizes, e não precisas de te 'encolher' com abreviaturas do tipo 'FdP'.

Estamos efectivamente entregues a uma cambada de filhos da puta, trampolineiros, oportunistas, vigaristas e por aí adiante!

Volta sempre.

Um Xi da Porca

Anônimo disse...

Olá! Já [ votaste ] no selo do Zeca ??

Retratos