A Reserva

Encravada entre a província portuguesa de Trás-os-Montes e a província espanhola de Zamora [Castilla y León], a região da Braganzónia [Braganza+Amazónia] é considerada, como sempre foi pelo Poder [monárquico ou republicano] de Lisboa, uma autêntica Reserva de Índios, reconhecida por qualquer viajante esclarecido como das mais atrasadas da Europa.

Atrasada, abandonada, desprezada, quase renegada e indesejada!

E não poucas vezes espoliada do pouco que já lhe resta para além da genica, do orgulho e da dignidade dos que nela vão sendo ignorados!

Para os Senhores do Poder, a Braganzónia foi sempre um empecilho que apenas dá despesa, poucos impostos e quase nenhuns votos!

Que os interessou apenas enquanto foi preciso recrutar mancebos fortalhudos, habituados à fome e à porrada, para mandar às guerras de África!

A reserva abrange actualmente 106 tribos, agrupadas em 49 zonas de caça dispersas por uma área de 1.173 quilómetros quadrados.

Eram 34.752 os índios que ocupavam esta vasta área em 2001 [trinta por quilómetro quadrado].

Algumas dessas tribos, as da metade Norte da reserva, desde a fronteira espanhola até aos velhos trilhos que ligam Braganza [a tribo maior] à zona Leste de Vinhais [reserva irmã da Braganzónia] e à zona Oeste de Alcañices [reserva espanhola pouco menos desprezada por Madrid], foram há uns anos atrás, sem para tal serem ouvidas e contra-vontade, integradas no Parque Natural de Montesinho.

Transformando-lhes o quotidiano num verdadeiro inferno porque, entre outras coisas, lhes não é sequer permitido cortar livremente a lenha de que são donos para manter o fogo que lhes aquece o corpo durante o Inverno. Que na Braganzónia é rigoroso, faz doer as unhas e gelar os rios!

Agora, cada índio tem que [muito respeitosamente] solicitar aos Senhores do Parque o especial favor de uma autorização para cortar meia dúzia de paus que mal chegam para os gatos tirarem o frio do lombo!

Melhor fora que o tal Poder os abandonasse de vez à sua sorte para livremente poderem decidir o futuro!

03 agosto, 2008

Que se Lixe!



O calor aperta, e o tempo é de descanso, de preguiça, de tudo e de nada... Nas próximas duas ou três semanas, ou quatro, logo se há-de ver, não terei horas para me deitar, para me levantar, para comer, para 'blogues' e 'internetes', para ir, para vir, para... vocês sabem! Vou fazer, como desde há uns anos para cá, uma espécie de... Férias!

Daquelas a que se ouve chamar por aí... 'cá dentro'! Aqui mesmo, na Braganzónia! Para mim, até ver, as melhores deste mundo cada vez mais louco em que vivemos. Longe da confusão das praias, dos parques de campismo, das auto-estradas, dos 'Allgarves', dos hotéis, dos horários, das filas [aqui, sem papas na língua, ainda se chamam 'bichas'] para tudo e para nada... Mas bem perto de uma quantidade infindável de coisas boas, de prados [lameiros] verdes e de rios, não tão selvagens como uns tais 'Verdes' gostariam que fossem, mas quase, por razões algo diferentes das dos tais, que por aqui ainda temos [mal seria que tudo por aqui fosse mau] a sorte de ter. Rios dos que ainda se lhes pode ver o fundo e lhes beber a água com as mãos. Em que as trutas ainda saltam como loucas ao fim da tarde à caça de um mosquito qualquer mais descuidado...

Entretanto, este país [de merda, convém não esquecer, apesar das férias] continua em queda livre para o enorme buraco de onde ninguém sabe se conseguiremos algum dia sair... Mas hoje, amanhã, e nas semanas mais próximas, quero que o país e os palhaços cor-de-rosa [não consigo resistir...] se lixem! Todos! Férias são férias, e eu quero que tudo o resto, passe a redundância, se lixe!

Tenham todos umas boas Férias! Um Xi Grande.


22 comentários:

Anônimo disse...

A posição é sugestiva …

Pois então um bom descanso e desculpar-me-á mas Algarve tem um “l” a mais. Será já a pensar no próximo acordo ortográfico, quando por questões de comércio uniformizar o português com o Inglês? … já agora.

Abraço

Joseph

MPS disse...

Caríssima

(Fez-me lembrar o Roberto Carlos:
"Quero que você...
(...)
E que tudo o mais vá pró inferno!")


Em breve irei matar saudades (deixo os Allgarves para os burgessos)

Boas férias e um forte abraço

MPS disse...

P.S.

A fotografia está supina!

Anônimo disse...

Amiga PV
Bom descanso, se os bicharocos deixarem.
Grande abraço.

Tortulhas disse...

Biba cochinica!

Rezon tenes tu: selombra i auga fresca!... anda que l serbiço nun se amofece!
Anton bun çcanso! I se quejires dar un saltico al Praino, dá ua apitadela, que para un mordico i ua copica inda se arranja!

Beijico

Abrenúncio disse...

Que saudades! Não do país e dos políticos de merda (!), mas dos lameiros, do verde, das águas límpidas do rio, das trutas, do ar, da posta mirandesa, ...
Saudações do Marreta e boas férias.

Meg disse...

Querida PV

Umas óptimas férias é tudo o que te posso desejar. Esquece este vale de lágrimas e manda tudo para o inferno.
Um grande xi pa ti.

Meg disse...

Querida PV,
Que estejas a ter umas boas férias, para vires cheia de ganas.
Um abraço e saudades.
Um XI pa ti!

Unknown disse...

Uns a chegar outros a ir.. é assim a vida!
BOAS FÉRIAS!!!!
bj. Rui V.

MPS disse...

SAUDADES SUAS, MINHA CARA! Porém, carpe diem, se é isso que está a fazer.

Um abraço

Anônimo disse...

querida amiga,


a sinistra ministra 'sinistraministra.blogspot' já não existe há muiiiito tempo :-)

a actual, tua tb, é em asinistraministra.blogspot.com

Bjos e bom final de Agosto!

M.

samuel disse...

É uma grande opção de férias, sem os pesadelos a que tanta gente se sujeita...

Abreijos

rendadebilros disse...

Eu fiz como tu... e mesmo agorinha, só quero saber pouco... apenas do sol...
Beijos. Até que voltes...

Abrenúncio disse...

Isto é que são férias capitalistas!
Saudações operárias do Marreta.

Meg disse...

Poooooorca, já chega!
Contei um mês, agora conto os dias.
Sou egoísta? Pois sou! E depois?(como dizia o O'Neil)
Tenho saudaaaades.
Um xi pa ti

Abrenúncio disse...

Então mas são férias, ou reforma?
Saudações do Marreta.

Cheira a revolução em revolucionaria.wordpress.com

Anônimo disse...

?????????????????!!!!! O que se está a passar ???????????????'!!!!

J. Stocker disse...

Cara PV

Tenho saudades da sua escrita, o seu humor e critica fazem falta.

Que esteja tudo bem

Um abraço

Meg disse...

Amiga Porca,
Quatro meses sem uma palavra? Estará tudo bem contigo ou simplesmente abandonaste-nos?
Um xi pa ti

Nuno Raimundo disse...

Boas Festas e Bom Ano de 2009!

João Mata disse...

Boa tarde.
Antes de mais, gostaria de pedir desculpas por estar a fazer um comentário em "off-topic", mas achei que esta seria a melhor forma de divulgar esta iniciativa.

Transcrevendo parte de um post num blog de minha autoria:

"Depois de uma volta pela blogosfera e de ver que a quantidade de blogs Transmontanos aumenta a cada dia que passa pensei se não seria interessante unir todos esses blogs com uma imagem... Algo que unisse os seus colaboradores num sentimento comum: O orgulho em ser Transmontano!
Assim, e à semelhança do que já se passa com este meu blog, sugiro aos autores, colaboradores e administradores de todos os blogs Transmontanos a inclusão de uma das imagens que a seguir se publicam nos seus blogs.
A imagem, depois de colocada no blog, não redirecciona para nenhum site! Não há links, não há spam, não há nenhuma maldade nesta sugestão! Apenas o orgulho no local onde nasci!"
Queiram ver as imagens seguindo o seguinte URL: http://bombeiralhadas.blogspot.com/2009/05/orgulhosamente-transmontanos.html

Fiquem com um forte abraço!

João Mata

Unknown disse...

Para ber - La procisson de la Senhora de la Lhuç.
http://www.sendim.net/noticias/hoije/noticias_titulos.asp?id=963

Retratos