A Reserva

Encravada entre a província portuguesa de Trás-os-Montes e a província espanhola de Zamora [Castilla y León], a região da Braganzónia [Braganza+Amazónia] é considerada, como sempre foi pelo Poder [monárquico ou republicano] de Lisboa, uma autêntica Reserva de Índios, reconhecida por qualquer viajante esclarecido como das mais atrasadas da Europa.

Atrasada, abandonada, desprezada, quase renegada e indesejada!

E não poucas vezes espoliada do pouco que já lhe resta para além da genica, do orgulho e da dignidade dos que nela vão sendo ignorados!

Para os Senhores do Poder, a Braganzónia foi sempre um empecilho que apenas dá despesa, poucos impostos e quase nenhuns votos!

Que os interessou apenas enquanto foi preciso recrutar mancebos fortalhudos, habituados à fome e à porrada, para mandar às guerras de África!

A reserva abrange actualmente 106 tribos, agrupadas em 49 zonas de caça dispersas por uma área de 1.173 quilómetros quadrados.

Eram 34.752 os índios que ocupavam esta vasta área em 2001 [trinta por quilómetro quadrado].

Algumas dessas tribos, as da metade Norte da reserva, desde a fronteira espanhola até aos velhos trilhos que ligam Braganza [a tribo maior] à zona Leste de Vinhais [reserva irmã da Braganzónia] e à zona Oeste de Alcañices [reserva espanhola pouco menos desprezada por Madrid], foram há uns anos atrás, sem para tal serem ouvidas e contra-vontade, integradas no Parque Natural de Montesinho.

Transformando-lhes o quotidiano num verdadeiro inferno porque, entre outras coisas, lhes não é sequer permitido cortar livremente a lenha de que são donos para manter o fogo que lhes aquece o corpo durante o Inverno. Que na Braganzónia é rigoroso, faz doer as unhas e gelar os rios!

Agora, cada índio tem que [muito respeitosamente] solicitar aos Senhores do Parque o especial favor de uma autorização para cortar meia dúzia de paus que mal chegam para os gatos tirarem o frio do lombo!

Melhor fora que o tal Poder os abandonasse de vez à sua sorte para livremente poderem decidir o futuro!

01 dezembro, 2007

Fora de Serviço



Bem me tinham avisado que no 'Blogger', ao fazer a passagem para uma conta 'Google', alguma coisa podia correr mal. E foi isso mesmo, mais uns estranhos "problemas técnicos" [burrice minha, certamente] que hoje aconteceu ao velho 'Braganzónia'. Agora, sem qualquer hipótese de acesso, resta-me vê-lo desfazer-se lentamente aos bocados.

Assim vão desaparecendo todas as fotos, todos os artigos publicados e todos os comentários que aí me foram deixando com amizade ao longo de mais de um ano.

Enfim, há que continuar. E o 'Braganzónia' vai continuar a existir. A única diferença é que daqui em diante, para poderem aceder a ele [coisa que obviamente já sabem, pois de outra forma não estariam aqui] deverão trocar a letra 'i' pela letra 'y' no endereço que tiverem nos vossos 'links', que passa por isso a ser este:

http://braganzonya.blogspot.com

Também o meu 'mail' [por aqui é que os problemas começaram] passa agora a ser este:

porcadavila@gmail.com

A todos agradeço a vossa paciência e compreensão.

Um Xi Grande da Porca


18 comentários:

MPS disse...

Caríssima PV

Felizmente ainda consegui entrar na caixa de comentários da Braganzónia com -i- para poder vir parar aqui!

Obrigada pelo esforço que está a fazer para não deixar morrer esta sua página que me é tão querida.

Um abraço

Meg disse...

Querida Porca,

Cá cheguei pela porta nova, mais chique...
E estou certa que vais conseguir recuperar tudo. Tu percebes da coisa.

E não nos deixes!!!

Um XI GRANDE pa ti!

Porca da Vila disse...

Olá MPS,

Obrigada pelo seu apoio. Já respondi ao seu 'mail', que só há pouco vi, pois passei o dia todo a recuperar todos os textos e comentários, antes que comecem a desaparecer como está a acontecer com as imagens.

Peço que me desculpe, mas com toda esta trapalhada, nem tempo tenho tido para visitar os amigos.

Um Xi Grande

Porca da Vila disse...

Olá Meg,

Não deixo, não, que também sou teimosa. O problema é que não basta saber mexer nisto, pois fiquei sem qualquer acesso ao outro 'blog' por ter apagado, por engano, o endereço de 'mail' do 'Gmail' que estava desde há poucos dias associado à conta do 'Blogger' em que tinha o 'Braganzónia'!

Como o 'username' dessa conta foi desde sempre o meu endereço do 'hotmail', nem sequer me apercebi da asneira que estava a fazer e do que aquilo iria provocar! Agora já sei, e já aprendi mais alguma coisa daquilo que nunca se deve fazer!

Enfim, os textos já os recuperei todos, algumas imagens também, e as que não recuperar terei que as substituir por outras. Há três dias que aguardo que os tipos do 'Google' me resolvam o problema, mas já não tenha grandes esperanças. Por isso, a partir de agora, a 'Braganzónia' é mesmo aqui!

Um Xi Grande

Jorge P. Guedes disse...

Então? Que chatice foi essa?

Li ontem o que me enviaste para um comentário, mas olha que não recebi nenhum mail teu.

Se puder ajudar em alguma coisa, apita! Hoje e amanhã tenho um pouco mais de disponibilidade.
Diachos levem os e-mails!

Um abraço, pá, e à malta da Braganónia também!

P.S.- A despropósito: ai que bem que me tinham sabido este ano umas castanhinhas daí de perto...ai..ai...

Porca da Vila disse...

Olá Jorge,

A chatice é que eu e os 'mails' não nos estamos a entender em absoluto, pois foi por aí que a coisa começou. Ou melhor, acabou! Agora já me passou um pouco a 'zoeira', já não estou 'na rua', já tenho outra vez a casa arrumada, já alertei os amigos para a mudança de endereço, e aos poucos as coisas vão voltando à normalidade.

Não recebeste correio nenhum porque eu, que agora dá-me para isto, enganei-me no endereço! Já te enviei novo 'mail', há uns minutos atrás.

Pena que as castanhas não possam seguir pela mesma via, pois teria todo o gosto em te mandar um cesto delas!

Um Xi Grande

Different disse...

é verdade que ando parada e apreensiva... não consigo abrir o meu mail e a única hipótese que tenho é fazendo o log-in no blogger. Logo, só consigo ler os posts...
mas o cérebro está em ebulição e é possível que haja novidades:)
Boa sorte para a recuperação de todo o material.

Nuno Raimundo disse...

Olá...

Já fiz o link correspondente.

O Braganzónia com "i" ficará no éter da blogosfera, para todo o sempre... :)

bjs

Porca da Vila disse...

Olá 'different',

Boa sorte igualmente para ti, que vejo que também estás com problemas. Vai com cuidado para não mandar tudo pelo ar, como eu fiz...

Um Xi Grande

Porca da Vila disse...

Olá Nuno,

Obrigada por tão gentis palavras.

Um Xi Grande

Anônimo disse...

Biba cochinica,

Nun bal la pena zasperar! Tu tenes peito para esta i para muitas más!
Cumo diç l outro: se un die bires un stamuntano a andar a las arreculas, nun penses que stá a andar al para trás; stá solo a agarrar baláncio!
Fuorça rapaza!
Beijico,
Tortulhas

Amadeu disse...

Buonas nuites,

Yá demudei l atalho de l blogue «froles mirandesas»: agora ten -y- que ye ua lhetra cun que mos damos mui bien ne l abecé mirandés.
Nun zanimes, que bai a correr todo bien i toca de poner todo cumo debe de ser que you gusto muito de benir acá: anque fale pouco, gusto de passar por esta rue quaijeque to ls dies. Agora yá stou afeito i serie mui custoso nun poder arrodiar porqui.
Oubrigado pul sfuorço. La nuossa upa será l cuntinar a benir acá.

Amadeu Ferreira

Kaotica disse...

Olá Porca

Vim dizer Presente! à nova Braganzonya. Já está o link alterado. As maiores felicidades para o novo espaço!

Carminda Pinho disse...

Olá amiga!
Já está alterado o link mas olha que ainda há pouco antes de o modificar, vim pelo antigo e apareceu o Braganzónia embora sem este novo post.

Bom, mas o melhor é não ligar muito se não até ficamos tontas. Ahahah!

Beijinhos

Porca da Vila disse...

Olá Tortulhas,

Pois foi isso mesmo que eu fiz durante o fim-de-semana! Tomar balanço para saltar este obstáculo inesperado! EhEh!... Agora já me rio, mas olha que quase chorei quando vi tudo a perder-se sem lhe poder deitar a mão!

Agora já está quase tudo como estava antes, e qualquer dia já te vou 'roubar' mais um conto!

Um Xi da Cochinica

Porca da Vila disse...

Olá Amadeu Ferreira,

Perderam-se umas dezenas de imagens que agora terei que substituir por outras, mas isso é para ir fazendo com tempo. Os textos, que eram o mais importante, já consegui recuperá-los todos.

Obrigada pelo seu apoio.

Um Xi Grande

Porca da Vila disse...

Olá Kaotica,

Obrigada. Sempre foste uma boa amiga. E das mais antigas que tenho aqui, devo dizê-lo!

Um Xi Muito Grande

Porca da Vila disse...

Olá Carminda,

Eu sei que o antigo ainda está visitável e até se consegue lá comentar, para grande estranheza minha! Desapareceu a maior parte das imagens, incluindo as que serviam de fundo e de cabeçalho, mas os textos e os comentários ainda estão lá todos! O problema é que não consigo lá entrar porque o 'Blogger' diz-me que o meu 'username' não existe!

Bom! Para a frente é que é o caminho, já desisti de o recuperar, e agora a 'Reserva' é aqui!

Um Xi Grande

Retratos