A Reserva

Encravada entre a província portuguesa de Trás-os-Montes e a província espanhola de Zamora [Castilla y León], a região da Braganzónia [Braganza+Amazónia] é considerada, como sempre foi pelo Poder [monárquico ou republicano] de Lisboa, uma autêntica Reserva de Índios, reconhecida por qualquer viajante esclarecido como das mais atrasadas da Europa.

Atrasada, abandonada, desprezada, quase renegada e indesejada!

E não poucas vezes espoliada do pouco que já lhe resta para além da genica, do orgulho e da dignidade dos que nela vão sendo ignorados!

Para os Senhores do Poder, a Braganzónia foi sempre um empecilho que apenas dá despesa, poucos impostos e quase nenhuns votos!

Que os interessou apenas enquanto foi preciso recrutar mancebos fortalhudos, habituados à fome e à porrada, para mandar às guerras de África!

A reserva abrange actualmente 106 tribos, agrupadas em 49 zonas de caça dispersas por uma área de 1.173 quilómetros quadrados.

Eram 34.752 os índios que ocupavam esta vasta área em 2001 [trinta por quilómetro quadrado].

Algumas dessas tribos, as da metade Norte da reserva, desde a fronteira espanhola até aos velhos trilhos que ligam Braganza [a tribo maior] à zona Leste de Vinhais [reserva irmã da Braganzónia] e à zona Oeste de Alcañices [reserva espanhola pouco menos desprezada por Madrid], foram há uns anos atrás, sem para tal serem ouvidas e contra-vontade, integradas no Parque Natural de Montesinho.

Transformando-lhes o quotidiano num verdadeiro inferno porque, entre outras coisas, lhes não é sequer permitido cortar livremente a lenha de que são donos para manter o fogo que lhes aquece o corpo durante o Inverno. Que na Braganzónia é rigoroso, faz doer as unhas e gelar os rios!

Agora, cada índio tem que [muito respeitosamente] solicitar aos Senhores do Parque o especial favor de uma autorização para cortar meia dúzia de paus que mal chegam para os gatos tirarem o frio do lombo!

Melhor fora que o tal Poder os abandonasse de vez à sua sorte para livremente poderem decidir o futuro!

11 fevereiro, 2007

O Sono dos Palhaços...


Aqui pela Cidadela há horas que não se vê uma alma... Pergunto-me se terão morrido todos, ou se todos terão já emigrado para Espanha, com receio das mais recentes diarreias mentais da cambada socrática que paulatinamente conduz este pobre país para a beira do abismo...

Ainda pensei que estivessem lá para baixo a festejar o apuramento do GD Braganza na jornada futebolística de hoje da Taça de Portugal, ou então que talvez estivessem fechados em casa a carpir a [vergonhosa] eliminação do Benfica da mesma...

Mas não! Afinal, e até porque nem tudo por aqui é vermelho, parece que o gentio, com excepção de uns pares de namorados, que eu bem vejo daqui a tentar confundir-se [malandrecos] com as pedras das muralhas, está mas é em casa, em profunda reflexão para mais logo ir 'botar' a propósito daquela coisa do Aborto. Ou antes, do Referendo Sobre a Interr†π¸˜åø √ø‘†¬™™å®ıå ∂å ˙®å√ı∂æΩ å¬™æß ∂åß ∂æΩ ßæµå¬Åß...

Bom, daquela merda que toda a gente sabe e que esta noite vai seguramente tirar o sono a uma data de palhaços cor-de-rosa...

Digo eu...

8 comentários:

Pedro Morgado disse...

Esperemos que se vote bem aí por Bragança.

MPS disse...

Hilariante - texto e ilustração!

Um abraço

Jorge P.G. disse...

PORCA AMIGA:

Muito engraçado o boneco!

Parabéns ao Braganza pela vitória na Figueira da Foz.

O meu Benfica perdeu porque não fez muito por ganhar...Parabéns ao Varzim.

Os palhaços cor-de-rosa não sei quem são, embora possa imaginar, pela cor, que te referes a senhoras preocupadas com os resultados do referendo.

Um abraço.

Independente disse...

Palhaços cor-de-rosa há muitos e a Braganzónia tem alguns bastante jeitosos!

P.S. parabens à equipa de futebol da Braganzónia.

Porca da Vila disse...

Pedro,

Por aqui as votações são sempre as mesmas, são fracas e pesam pouco nas contas finais...

Um Xi da Porca

Porca da Vila disse...

MPS,

O boneco foi 'roubado' há já umas semanas atrás [já nem sei onde] e guardei-o para esta altura.

Apenas lhe mudei a legenda.

Um Xi da Porca

Porca da Vila disse...

Jorge,

Coitado do GD Braganza! Os jogadores já não recebem há cerca de três meses, muitos já foram embora e ainda não há muito tempo que se viram aflitos para juntar os onze necessários para jogar.

Lá vão fazendo das tripas coração e ganhando um jogo de vez em quando, mas está-me cá a parecer que não vão chegar ao fim da época.

Um Xi da Porca

[parece que a seguir vamos ter cá o Belenenses]

Porca da Vila disse...

Independente,

É como dizes. Mas perdem o jeito logo que sentam o rabo pela primeira vez nos bancos da Assembleia e esquecem rapidamente os que os elegeram...

Um Xi da Porca

Retratos