A Reserva

Encravada entre a província portuguesa de Trás-os-Montes e a província espanhola de Zamora [Castilla y León], a região da Braganzónia [Braganza+Amazónia] é considerada, como sempre foi pelo Poder [monárquico ou republicano] de Lisboa, uma autêntica Reserva de Índios, reconhecida por qualquer viajante esclarecido como das mais atrasadas da Europa.

Atrasada, abandonada, desprezada, quase renegada e indesejada!

E não poucas vezes espoliada do pouco que já lhe resta para além da genica, do orgulho e da dignidade dos que nela vão sendo ignorados!

Para os Senhores do Poder, a Braganzónia foi sempre um empecilho que apenas dá despesa, poucos impostos e quase nenhuns votos!

Que os interessou apenas enquanto foi preciso recrutar mancebos fortalhudos, habituados à fome e à porrada, para mandar às guerras de África!

A reserva abrange actualmente 106 tribos, agrupadas em 49 zonas de caça dispersas por uma área de 1.173 quilómetros quadrados.

Eram 34.752 os índios que ocupavam esta vasta área em 2001 [trinta por quilómetro quadrado].

Algumas dessas tribos, as da metade Norte da reserva, desde a fronteira espanhola até aos velhos trilhos que ligam Braganza [a tribo maior] à zona Leste de Vinhais [reserva irmã da Braganzónia] e à zona Oeste de Alcañices [reserva espanhola pouco menos desprezada por Madrid], foram há uns anos atrás, sem para tal serem ouvidas e contra-vontade, integradas no Parque Natural de Montesinho.

Transformando-lhes o quotidiano num verdadeiro inferno porque, entre outras coisas, lhes não é sequer permitido cortar livremente a lenha de que são donos para manter o fogo que lhes aquece o corpo durante o Inverno. Que na Braganzónia é rigoroso, faz doer as unhas e gelar os rios!

Agora, cada índio tem que [muito respeitosamente] solicitar aos Senhores do Parque o especial favor de uma autorização para cortar meia dúzia de paus que mal chegam para os gatos tirarem o frio do lombo!

Melhor fora que o tal Poder os abandonasse de vez à sua sorte para livremente poderem decidir o futuro!

19 novembro, 2006

O Desafio!



A Kaotica, do 'Pafuncio', acaba de me lançar um desafio. Que aceito, e porque Regulamento é Regulamento [e é para cumprir], aqui vai:

MANIAS
1. Entrar no banho com o pé direito. Ao sair, a mesma coisa. Sempre tive a ideia de que se fizer o contrário terei o azar a bater à porta. [bate na mesma mas que se lixe!]
2. Nunca [mas nunca] cortar as unhas às terças ou às sextas! O Abade de Baçal deixou escrito, nas suas 'Memórias Arqueológico-Históricas', que isso dá azar. Ele lá sabia porquê e eu acredito nele!
3. Fechar os olhos antes de apagar a luz. Detesto a passagem brusca do claro para o escuro.
4. Trabalhar fora de horas. Pela noite dentro há maior concentração e as ideias surgem com mais facilidade.
5. Guardar o melhor bocado da comida para o fim! Manias!

BLOGS DESAFIADOS
Pontapé no Cú
O Anónimo
Papoila Rubra
O Escudo
O Sino da Aldeia

REGULAMENTO
Cada blogger participante tem de enunciar cinco manias suas, hábitos muito pessoais que os diferenciem do comum dos mortais.
E além de dar ao público conhecimento dessas particularidades, tem de escolher cinco outros bloggers para entrarem, igualmente, no jogo, não se esquecendo de deixar nos respectivos blogs um aviso do 'recrutamento'.
Cada participante deve reproduzir este 'Regulamento' no seu blog.


8 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada, querida Porca por teres aceite o desafio. Saiste-te mesmo bem e até passaste umas supestições interessantes. Desejo-te uma boa semana. Abraços!

Anônimo disse...

Quem tal coisa fez ao berrão pode esfregar as mãos à parede...
Conheço bem o exemplar e as inúmeras fragas ditas, também, do berrão que há pelas terras que circundam "Braganza".

Gostei daquilo que vi aqui, particularmente, de ler o perfil da "Porca da Vila"; menos, da descrição geográfica incluída napresentação, que me exclui, dizendo-me estrangeira.

Obrigada pela visita. Também vou linkar esta página

Anônimo disse...

Aceitei o desafio que a Porca me fez.
Agora, quanto aos 5 que indiquei...cada um responde por si.

Um abraço.
jorge G

Anônimo disse...

Cara amiga,

Tu pregaste-me uma grande partida!
Eu amanhã já te digo porquê!

Anônimo disse...

pronto...já está!

Para mim já foi repetição...

( :) p.f. não comentem as "desavergonhices")

abraço

Anônimo disse...

Pronto, já está!

Anônimo disse...

Vagina rubra,
rubra vagina,
vagina rubra
triunfará.
Vagina rubra há-de triunfar
e viv'ó Kemunismo prâ nos libertar!...

Anônimo disse...

E depois dizem que eu é que sou maluco :)
abraço

Retratos